Migração irregular continua em alta: México voltará a solicitar visto físico para turistas do Brasil.
Segundo informações do site mexicano EL Economista, o Ministério do Interior decidiu mais uma vez solicitar o visto físico para turistas do Brasil que desejam ir ao México, uma vez que não foi possível reduzir o aumento dos fluxos irregulares, que em alguns casos têm o objetivo de atingir o Estados Unidos.
Detectada essa situação, em novembro passado, o governo mexicano decidiu suspender temporariamente o Acordo de Isenção de Vistos para brasileiros, optando por um visto que pudesse ser processado eletronicamente. Até aquela data não havia pedido de visto como medida para facilitar o turismo daquele país.
“Decorrente do fato de não haver avanços substantivos em ações conjuntas com o Governo da República Federativa do Brasil que possibilite o uso adequado da medida de facilitação migratória e garanta fluxos migratórios seguros, ordenados e regulares, o objetivo geral da regulamentação é que o governo mexicano decidiu eliminar a facilitação de obtenção de visto eletrônico para brasileiros que pretendam entrar no território nacional por via aérea, como visitantes sem autorização para realizar atividades remuneradas” refere o Ministério do Interior.
A medida divulgada na Comissão Nacional de Aperfeiçoamento Regulatório entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da Federação (DOF), o que deve ocorrer nesta semana.
O Economista pediu ao secretário de Turismo, Miguel Torruco , sua opinião sobre o assunto e o eventual efeito na chegada de turistas brasileiros (no ano passado o Brasil foi o sétimo país emissor de turistas internacionais), e ele apenas respondeu que é um problema que está tratando com o chefe de Relações Exteriores, Marcelo Ebrard.
A medida também entrará em vigor em um momento em que aumentam os protestos de brasileiros que querem visitar o México e encontraram problemas no sistema para processá-la.
Como parte dos argumentos para solicitar novamente o visto, foi explicado: considerando as estatísticas migratórias , nota-se que os avanços com a medida anterior não foram substanciais na redução do volume de migrantes brasileiros que transitam irregularmente pelo México, pois embora indicadores diminuíram no período de janeiro a maio de 2022, o volume total desse período (16.509) ficou acima de 12.432, que é o valor correspondente à metade do volume de migrantes brasileiros irregulares no mesmo período (janeiro a maio) de 2021.
“A medida não proíbe a entrada de brasileiros como visitantes sem autorização para realizar atividades remuneradas, mas a partir da entrada em vigor da minuta do acordo eles terão que tramitar o visto no consulado mexicano, como fazem atualmente os brasileiros que pretendem entrar por terra ou mar, de acordo com os procedimentos 1 e 2 das Diretrizes Gerais para a emissão de vistos emitidos pelos secretários”.
Todas as informações descritas acima procedem do site mexicano El Economista.
Para mais informações acesse o nosso canal oficial no YouTube, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog