O ex-CEO do bancão afirmou que o crescimento rápido das fintechs foi um verdadeiro “choque” que incomodou as maiores instituições financeiras do país
Apesar de estarem vivendo um mau momento na bolsa, as fintechs — como o Nubank, Inter e etc — deram foram um verdadeiro “choque” para os bancões e quem admitiu isso foi o o próprio ex-CEO e co-presidente do conselho de administração do Itaú, Roberto Setubal.
Cabe lembrar que, antes de sofrer com uma queda superior aos 50% em 12 meses, o roxinho chegou a estrear na bolsa valendo mais que o ‘bancão’, como a instituição financeira mais valiosa da América Latina. O executivo disse ainda que, a partir do momento em que as rivais começaram a ‘incomodar’ o Itaú passou a mexer e pretende ‘bater de frente’ com as fintechs em até um ano e meio.
O Itaú vem enfrentando um grande e complexo processo de mudança tecnológica e cultural para competir com as fintechs, e quem contou essa história foi o próprio Roberto Setubal, ex-CEO e atual co-presidente do conselho de administração do bancão. Em live no canal de YouTube da gestora Kinea, Setubal admitiu que a chegada das fintechs, com seus serviços ágeis e rápido crescimento, foi um “choque”.
Ele também afirma que a partir do momento em que elas começaram a “incomodar”, o banco iniciou o processo de passar todos os seus sistemas para a nuvem, o que significa praticamente “refazer tudo que a gente fez nos últimos 30 anos”.