O Bradesco está começando a colher os frutos de uma reorganização completa que fez em sua área de alta renda — e está pisando no acelerador para ganhar share num mercado cada vez mais competitivo.
Em janeiro, o banco criou uma vertical de ‘wealth management’ reunindo o Bradesco Prime e o Bradesco Global Private Bank, além da Ágora, sua plataforma de investimentos, a Bradesco Asset Management e também o Bradesco Bank, sediado em Miami.
O Prime — clientes com mais de R$ 150 mil investidos ou salário de R$ 15 mil — e o Global Private Bank — clientes com mais de R$ 10 milhões em liquidez — vem crescendo a taxas acima de dois dígitos este ano.
No Private, o banco já chegou a um market share de 22% e pretende bater em 30% já no curto prazo. Guilherme Leal, o diretor-executivo do banco responsável pelo ‘wealth’, disse que a ideia é crescer tanto de forma orgânica, com a captura de novos clientes e de um ‘share of wallet’ maior dos clientes atuais, quanto de forma inorgânica, com a aquisição de outras instituições do segmento.
O Bradesco já usou essa estratégia antes para crescer no private banking. No ano passado, o banco absorveu a operação de private do BNP Paribas, que decidiu deixar de operar no País. Em 2020, já havia feito o mesmo movimento com o JP Morgan.
O Bradesco atende mais de 9 mil famílias no Private com soluções de gestão patrimonial, tributárias e sucessórias, com o foco na perpetuação do patrimônio. “Um diferencial nosso é que temos um dos maiores quadros de private banking do mercado: são mais de 500 colaboradores,” disse Leal.
Outra frente de crescimento do Bradesco Global Private são os investimentos desses clientes no exterior, feitos por meio do Bradesco Bank e Bradesco Europa. O share do Bradesco entre brasileiros que investem no exterior ainda tem muito oportunidade de crescimento diante de um mercado estimado de US$ 300 bilhões. Mas a ambição é grande: o objetivo de médio prazo é chegar a uma fatia de mercado entre 10% a 15%. No Prime — onde o Bradesco tem mais de 1,5 milhão de clientes — o objetivo é ter “mais principalidade do cliente,” disse Leal. Isso significa ser o principal banco do cliente.
Octavio de Lazari Jr. Presidente do Bradesco
Para isso, o banco está investindo pesado em prestar uma melhor consultoria e melhorar a experiência desses clientes — dois fatores “essenciais para convencer o cliente a alocar a maior parte do investimento dele com a gente,” disse o executivo. Uma das apostas do Bradesco nesta frente são os especialistas de investimentos, um time de 1.400 profissionais que atuam junto com o gerente da conta para oferecer as opções de investimento mais adequadas para o cliente. Até o final do ano, o Bradesco vai ampliar esse número para 2.000. Esses profissionais — em parte contratados de fora, em parte aproveitados do quadro do próprio Bradesco — passam por um treinamento intensivo antes de começar a atuar. “Eles saem extremamente preparados.
É um treinamento que tem virado referência no mercado,” disse Leal. Todos os especialistas do Bradesco precisam ter, no mínimo, a certificação CEA, da Anbima, mas muitos acabam tirando outras certificações, como a CFP e a CGA. Outra estratégia é ampliar a presença da Ágora no mercado.
A casa de investimentos do Bradesco possui atualmente R$ 83 bilhões em ativos sob custódia e cerca de 1 milhão de clientes, na maioria correntistas do próprio Bradesco. “Existe muito espaço para crescer na base de clientes do ecossistema do Bradesco e um espaço maior ainda quando analisamos o mercado como um todo.
Os avanços conquistados em tecnologia, aliados a curadoria na seleção de mais de 1400 produtos de investimento de 130 instituições, e sobretudo na assessoria com proximidade e qualidade, nos colocam em posição privilegiada para aumentar nossa participação em clientes que fazem seus investimentos em outros bancos ou plataformas digitais,” disse Leal.
O executivo destaca que pretende ampliar as parcerias com escritórios de agentes autônomos e que hoje possui presença com 53 assessores distribuídos em 15 escritórios credenciados. Também há oportunidades de crescimento da Ágora de forma não-orgânica, e diz avaliar a expansão por meio de aquisições ou associações. Outra vertical que faz parte do ecossistema do wealth é a Bradesco Asset, que vem tendo um protagonismo muito grande em 2023. Com captação liquida positiva no ano de quase R$ 7 bi e crescendo mais do que a indústria e os principais players, a gestora do Bradesco, que sempre foi uma das maiores do Brasil, já soma mais de R$ 627 bilhões em ativos, com crescimento de mais de 10% do seu patrimônio sobre gestão em 2023. “Somos diferenciados em crédito, na solidez de fazer parte de um grande banco e com performance destacada.
O ecossistema de investimentos passa por um momento de transformação o que pode gerar oportunidades para ampliarmos nosso posicionamento.
Estamos atentos a tudo, principalmente no investimento em inovação, que aliado a uma ótima governança e um histórico de consistente de resultados, nos permitirá sermos cada vez mais relevantes aos nossos clientes.” Leal ressaltou que o Bradesco é um banco de relacionamento, que busca estar muito próximo dos seus clientes, levando as melhores soluções de acordo com o perfil e momento do ciclo de vida de cada um.
Para atender cada vez melhor os clientes de alta renda, Leal comenta que continuará investindo forte no ‘wealth” porque ele é “uma fortaleza” e um segmento “muito estratégico” para o banco. “É nesse mundo de alta renda onde você tem o maior retorno sobre o capital, dado a baixa alocação de capital, e permite termos a centralidade do relacionamento, além de capturar as muitas sinergias de negócios com o banco de atacado, como por exemplo a participação e viabilidade de ofertas públicas dos clientes do banco,” completa. Nota divulgada pelo braziljournal
Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 6 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui
Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.
Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog
IMPORTANTE:
Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.
Antônio barro bradao filho n7 penao CP 43805000 São Sebastião do passe na Bahia