Saiba tudo sobre como tirar o seu visto americano

Se você tem planos de viajar para os Estados Unidos, é obrigatório ter o documento que permite a sua entrada no país. Descubra como conseguir o seu!

Um dos locais que centenas de brasileiros têm em sua lista de lugares para viajar são as cidades dos Estados Unidos. Seja pelos parques de diversão, pelos outlets ou outros pontos turísticos, conhecer esses destinos costuma estar entre os sonhos de muitas pessoas.

Em 2022, de acordo com o Departamento de Estado Americano, a emissão de vistos para brasileiros bateu recorde e é o maior volume médio mensal desde 2017. Foram por volta de 79.212 vistos americanos emitidos, de todas as categorias disponíveis, para cidadãos do Brasil. 

Assim, se você pretende tirar o seu visto dos EUA em breve e tem dúvidas sobre como funciona o processo, saiba que este artigo é para você. Explicamos sobre o passo a passo, valor e como pagá-lo, e muito mais. Confira!

O que é o visto americano?

O visto americano é como uma autorização para que pessoas não imigrantes de outros países que não os Estados Unidos possam fazer viagens temporárias para as cidades desse destino e é válido por até 10 anos. Uma informação importante é que o seu visto dos EUA precisa ser relacionado com o objetivo da sua viagem para o país.

Com essa certificação emitida pelos Consulados e Embaixada dos Estados Unidos, você poderá realizar a sua viagem, independentemente se for férias, trabalho ou outros motivos, e até mesmo se for passagem por causa de uma conexão internacional.

Para os brasileiros interessados em conhecer os Estados Unidos, é obrigatório que obtenham esse documento, desde que não tenham dupla cidadania. Isso porque, dependendo de qual for o outro passaporte, há como serem isentos de precisar de visto americano para entrar no país.

Para você saber: antes de tirar o seu visto, é necessário que já tenha um passaporte, o qual deverá ser apresentado na entrevista no Consulado.

Conheça quais são as modalidades

Dentre os fatores que estão relacionados com o processo de solicitar o seu visto para entrar nos Estados Unidos é que não existe apenas um tipo desse documento. Assim, antes de descobrir como fazer o passo a passo para preencher o formulário, você precisa entender quais são as modalidades do visto americano e qual melhor se encaixa no seu objetivo de viagem.

Os principais tipos de vistos americano são:

– B1/B2: visitantes a negócios (não é para trabalhar) e turistas;

– C1: pessoas que vão ir até os Estados Unidos só de passagem (em trânsito);

– F1/F2 e M1/M2: estudantes que vão passar um período em uma instituição de ensino (escolas ou universidades);

– J1/J2: estudantes de programas de intercâmbio voltados para cursos de pós-graduação, e também para pessoas que vão trabalhar como Au Pair;

Caso você tenha dúvidas sobre qual modalidade é mais indicada para a sua situação, uma recomendação é procurar as empresas e assessorias dedicadas a auxiliar brasileiros neste momento de dar entrada no processo de conseguir o visto americano.

Quanto custa o visto americano e como pagar?

Antes mesmo de agendar a sua entrevista, é preciso pagar a Taxa de Solicitação do Visto. Afinal, esse documento não é gratuito e deve ser feito o pagamento do valor respectivo a modalidade escolhida por você.

Por exemplo, o visto americano de turismo, um dos mais comuns, custa $ 185 USD. Enquanto vistos de trabalho, estão por volta de $ 205 USD. Independentemente de qual for o seu tipo deste documento, o valor será informado no momento de definir como prefere pagar.

Para fazer o pagamento, há duas opções: com cartão de crédito ou boleto bancário. Se for com a primeira alternativa, conte com os cartões Santander. E se você optar pelo boleto, poderá usar o Internet Banking ou o aplicativo para quitar essa despesa com facilidade ao informar o código de barras.

Veja o passo a passo para tirar o visto dos EUA

As etapas que caracterizam o início, meio e fim do processo de emissão do visto americano não são muitas. Porém, é preciso ter atenção e fazer tudo corretamente a fim de não ter imprevistos com essa documentação.

Passo 01 – Entre no site do Consulado dos Estados Unidos e busque pelo formulário DS-160;

Passo 02 – Em seguida, preencha o formulário com todas as informações solicitadas com atenção redobrada para não errar nas respostas do que é pedido;

Passo 03 – Pague a Taxa de Solicitação do Visto, como explicamos acima;

Passo 04 – Após a confirmação do seu pagamento, você deverá agendar a data e o horário para realizar a entrevista no Consulado. As cidades brasileiras que possibilitam essa etapa são: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife;

Passo 05 – Esteja presente no Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV) no dia agendado, assim como na entrevista no Consulado, e tenha os documentos exigidos em mãos. Por exemplo, não esqueça de levar o seu passaporte, comprovante de pagamento, o formulário DS-160 impresso, foto 5 x 5 e entre outros.

Passo 06 – Sendo aprovado pelo entrevistador, a última etapa será buscar o seu visto.

Para maiores informações site Santander click aqui


Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 6 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui

Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.

Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog

IMPORTANTE:

Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bloqueio CONTRA PLÁGIO - Não é permitido a cópia do conteúdo no ALTA RENDA BLOG