Conheça os novos menus da classe executiva da Tap Air Portugal.

Entre março de 2023 e abril de 2025, desfrute dos novos menus da Classe Executiva em vôos de longo curso a partir de Lisboa, criados pelos chefes de cozinha locais.

A melhor gastronomia Portuguesa, região a região

Projeto TAP Local Stars, uma parceria com a The Art of Tasting Portugal, tem como objetivo levar o melhor da gastronomia Portuguesa a todo o mundo. E tem mais. Pretende também dar aos nossos passageiros a oportunidade de provar os ingredientes especiais de cada região portuguesa.

The Art of Tasting Portugal é uma plataforma que visa promover a gastronomia Portuguesa mapeando as tradições gastronômicas do país e oferecendo experiências centradas na gastronomia de Portugal. Reúne os melhores ingredientes respeitando a sua sazonalidade, trabalhados pelos melhores chefes de Portugal de forma sustentável, para que você se recorde com carinho deste país que tanto preza pelo seu patrimônio gastronômico.

Para o projeto TAP Local Stars, convidamos doze Chefs – todos eles famosos em Portugal e imersos na grande tradição local – para preparar doze menus usando ingredientes tradicionais de cada região do país, incluindo um produto estrela.


12 Chefs, 12 Menus especiais

O menu Local Stars de janeiro e fevereiro será criado pelo Chef Óscar Geadas.

Janeiro e fevereiro

Castanha portuguesa por: Óscar Geadas

O Chef Óscar Geadas, de Bragança, é conhecido por sua dedicação e estudo dos produtos e sabores do norte de Portugal. Por esse motivo, e pela inovação que ele traz à culinária tradicional, ele recebeu uma estrela do famoso Michelin Guide.

Inspirado por produtos locais de excelente qualidade e por uma diversidade de aromas e sabores, ele criou um menu que destaca a gastronomia da região. A castanha portuguesa foi o principal produto escolhido para representar os sabores de sua região.


Março e Abril

Garoupa por: Henrique Sá Pessoa

Em Março e Abril, o Chef Henrique Sá Pessoa apresenta a Garoupa como elemento principal do menu que criou com os melhores sabores da região de Lisboa.

Inspirado na brisa Atlântica de Lisboa e na sua própria experiência de lisboeta, o Chef Henrique Sá Pessoa criou um menu que convida à descoberta de uma inusitada e irreverente combinação de sabores. Ao final desta viagem de sabores, você vai se apaixonar pela Garoupa.


Maio e junho

Queijo São Jorge por: Cláudio Pontes

Nascido na ilha de São Miguel, o Chef Cláudio Pontes representa a Região Autônoma dos Açores. Essa região é rodeada pela imensidão azul do Atlântico e por uma beleza natural inigualável de infinita harmonia.

O produto protagonista escolhido pelo Chef é o Queijo São Jorge, um produto único com características que remontam a séculos atrás. Considerado por todos os Açorianos como um produto de excelência, é um dos sabores mais emblemáticos do arquipélago.


Julho e agosto

Polvo por: Noélia Jerónimo

Nascida em Tavira, a Chef Noélia Jerónimo representa a região do Algarve — e é no belo mar algarvio que ela encontra inspiração para dar vida às suas criações.

O segredo de sua cozinha está na combinação de produtos do mar da Ria Formosa e no frescor dos ingredientes locais. Em julho e agosto, o polvo é o astro selecionado pela Chef Noélia Jerónimo para abrilhantar o menu que ela criou para o serviço da Classe Executiva da TAP.


Setembro e Outubro

Mel de Engenho por: Júlio Pereira

Baseado em Madeira desde 2013, o Chef Júlio Pereira criou um cardápio para mostrar os sabores dessa incrível ilha. O majestoso cenário verde e a rara beleza desse arquipélago no Oceano Atlântico são sua inspiração diária.

Com o seu menu de setembro e outubro para a Classe Executiva da TAP, o Chef Júlio Pereira destaca a cozinha regional, utilizando os produtos e receitas mais emblemáticos da Madeira – e escolheu o Mel de Engenho como sua Estrela Local.


Novembro e dezembro

Bacalhau por: Diogo Rocha

Oriundo da região de Viseu, o Chef Diogo Rocha é um apreciador dos melhores ingredientes regionais e nacionais de Portugal e gosta de aliar a tradição às modernas técnicas culinárias. Sua culinária é um reflexo de sua profunda afeição e reverência pelos ingredientes e tradições culinárias portuguesas, tendo sido premiado com 1 estrela Michelin e 1 estrela Michelin Verde, esta última por seu compromisso com a sustentabilidade ambiental.

O bacalhau assume o protagonismo como ingrediente estrela escolhido, por ser um dos produtos mais reconhecidos da cozinha portuguesa e ingrediente principal de vários pratos tradicionais que personificam a cultura e a identidade do país.


Fique ligado!

Nos próximos meses, revelaremos os outros menus criados pelos melhores Chefs, usando ingredientes das regiões de Portugal.

Descubra os ingredientes locais escolhidos pelos Chefs

A Castanha portuguesa é o destaque no menu de janeiro e fevereiro

A Estrela Local escolhida pelo Chef Óscar Geadas é uma homenagem à Castanha portuguesa, um dos produtos mais genuínos que o Norte de Portugal tem a oferecer. Essa escolha levou em conta a qualidade dos ingredientes locais e sazonais do norte de Portugal e de Trás-os-Montes, onde o cultivo da castanha portuguesa é ecologicamente adaptado e tem um alto potencial econômico. 

Com esse cardápio, é garantida uma viagem agradável pelos caminhos das castanheiras, uma viagem que certamente ficará na memória dos passageiros da Classe Business que terão o privilégio de degustar o menu.

Fotografia de um prato branco com o logotipo dourado da TAP na borda. No prato, há vitela cozida, purê de castanhas e cogumelos. 

Prato principal

Vitela cozida, purê de castanha portuguesa e cogumelos

Ingredientes para vitela cozida, purê de castanha portuguesa e cogumelos

10 porções
1,2 kg de bochecha de vitela

Ingredientes para o Duxelle (pasta de cogumelos):
500 g de cebola
500 g de cogumelo Boletus
500 g de cenoura
10 dl de vinho branco
5 L de caldo de carne

Ingredientes para o purê de castanha portuguesa:
1 kg de castanha portuguesa
500 g de manteiga
1 L de leite
20 g de sal
20 g de noz-moscada

Preparo:

Preparação da bochecha:
– Coloque as bochechas em água fervente por cerca de 5 minutos e, em seguida, coloque 100 g de salmoura líquida em um litro de água por 2 horas.
– Regue as bochechas com azeite de oliva e cozinhe por 24 horas a 80 graus.

Preparação do Duxelle:
– Pique a cebola em pedaços pequenos, deixe-a dourar e acrescente a cenoura picada finamente.
– Deixe dourar, resfrie com vinho branco e deixe cozinhar em fogo baixo até que parte da água evapore.
– Acrescente os cogumelos Boletus fatiados e, em seguida, resfrie-os com o caldo de carne.
Observação: Esse Duxelle pode ser usado para 10 porções de bochechas.

Preparo do purê de castanha portuguesa:
– Em uma panela, derreta a manteiga e misture as castanhas com a manteiga por cerca de 5 minutos.
– Acrescente o leite, o sal e a noz-moscada.
– Deixe cozinhar até que as castanhas se desmanchem.
– Coloque em um processador de alimentos e transforme em um purê.
– Se necessário, ajuste o tempero.
– Lembre-se de que o purê deve ter uma consistência cremosa.
Se for necessário adicionar um pouco mais de leite ao processar, devemos adicionar metade da quantidade de leite que usamos no processo de cozimento.

Empratamento:
Serve cerca de 120g de bochecha, 20g de duxelle e 50g de purê de castanhas por porção


É natural que o bacalhau seja a estrela de novembro e dezembro

A estrela local selecionada pelo Chef Diogo Rocha é o Bacalhau, ingrediente profundamente enraizado na cozinha tradicional portuguesa. A incorporação do bacalhau na dieta nacional de Portugal remonta aos pescadores noruegueses e portugueses, que dominavam a arte da salga do peixe desde o século 14, época das grandes embarcações marítimas.

Graças ao cardápio do Chef Diogo Rocha, nossos clientes da Classe Executiva terão a oportunidade de saborear o bacalhau, nossa estrela local, juntamente com outros sabores tradicionais da região Central Portugal.

Foto de um prato branco mostrando o logotipo da TAP, com Bacalhau, Creme de Batata e Espinafres. 

Prato principal

Bacalhau, creme de batatas e espinafre

Ingredientes para o filé de bacalhau, creme de batatas e espinafre:

10 filés de bacalhau desossados
200 g de bacalhau desfiado
2 l de azeite de oliva
20 g de alho fatiado
200 g de cebola fatiada 
1 folha de louro 
1 kg de purê de batatas
0,1 l de creme de leite
75 g de manteiga  
200 g de espinafre levemente cozido
Sal a gosto
Noz-moscada
50 g de azeitonas picadas (frescas ou desidratadas) 

Preparo:
– Coloque um fio de azeite de oliva em uma panela e, em seguida, adicione o alho, a cebola e uma folha de louro e deixe-os refogar.
– Acrescente o bacalhau desfiado, o purê, a manteiga, o creme de leite e tempere com sal e noz-moscada. 
– Tempere o espinafre com azeite de oliva e sal.
– Leve ao forno o filé de bacalhau com o restante de azeite durante 5 minutos a 150 ºC.

Empratamento:
– Disponha o espinafre por baixo, acrescente o creme de batatas e, em seguida, coloque o filé de bacalhau e as azeitonas por cima. Para finalizar, regue com o azeite de oliva usado no cozimento do bacalhau. 


O Mel de Engenho vai adoçar sua viagem em setembro e outubro

O Mel de Engenho é usado na maioria dos doces tradicionais da Madeira e sua identidade se cruza com a da própria ilha. Ele é 100% natural e sua produção ainda se baseia em técnicas tradicionais, mantendo sua originalidade e qualidade excepcional.

Em setembro e outubro, os passageiros da Classe Executiva terão a oportunidade de provar este e outros sabores tradicionais da Madeira disponíveis no menu criado pelo Chef Júlio Pereira.

Foto de um prato branco com o logotipo da TAP, com lombo de gado, purê de milho e repolho com Mel de Engenho da Madeira. 

Prato Principal

Lombo de vitela, purê de milho e repolho com Mel de Engenho da Madeira

Ingredientes para o Molho Madeira: 

60 ml de sucos de carne  
20 g de cenoura 
14 g de cogumelos Portobello 
7 ml de molho de soja  
7 ml de vinho Madeira Meio-doce – Vinho Madeira (cozinha)  
2,5 g de mel de cana Fábrica do Ribeiro Sêco   

Preparo: 
– Numa frigideira, coloque um fio de azeite e doure as cenouras em rodelas finas. 
– Adicione os cogumelos fatiados e “cozinhe” um pouco os legumes. 
– Adicione os sucos da carne e deixe ferver. 
– À parte, ferva o vinho Madeira e reserve. 
– Assim que os sucos estiverem fervendo, acrescente o molho de soja e o mel de cana. 
– Deixe ferver cerca de dois minutos e depois adicione o vinho Madeira. 
– Deixe ferver por mais cinco minutos. 


Ingredientes para o Milho Cozido:

17 g de farinha de milho
2 g de banha de porco 
0,7 g de alho descascado  
80 ml de água 
8 g de repolho verde 
0,7 g de sal 

Preparo: 
– Numa panela, coloque a banha, o sal e o alho em fogo baixo. 
– Depois que a banha derreter, mexa por 2 minutos. 
– Adicione água morna.
– Com uma colher de pau, mexa enquanto adiciona a farinha de milho. 
– Quando começar a ferver junte o repolho picado e deixe ferver cerca de 20 minutos. 
– Tempere com sal e ajuste a consistência, se necessário. 
– O milho deve ficar com textura cremosa. 

Ingredientes para o Repolho Refogado:

50 g de couve portuguesa ou lombarda  
10 g de azeite de oliva 
4 g de alho 
2 g de sal 

Preparo: 
– Escalde a couve em água fervente. 
– Prepare a emulsão de alho e azeite. 
– Refogue a couve com a emulsão. 


Ingredientes para a Mendinha Lacada TAP: 

315g de paleta bovina
31ml de Vinho Tinto  
20 g de cebola 
15 g de cenoura 
2,5 g de alho descascado 
6,5 g de alho-poró 
12g de sal grosso  
1,8g de mistura de especiarias  

Preparo: 
– Salgue os pedaços de carne por duas horas.
– Após duas horas, lave bem a carne e escorra. 
– Ferva o vinho tinto.
– Acrescente o alho e a mistura de especiarias ao vinho tinto.
– Moer bem.
– Corte a cebola em tiras julienne. – Corte a cenoura e o alho-poró em rodelas finas. 
– Corte a carne no sentido do comprimento das fibras. 
– Coloque a carne em sacos a vácuo para cozinhar. 
– Divida os legumes em saquinhos e faça o mesmo com o vinho, o alho e a marinada de especiarias. 
– Limpe bem as laterais dos sacos para que fechem bem. 
– Leve ao forno a 90º C (190º F) por 12 horas. 
– Retire os sacos do forno, retire a carne dos sacos e coloque imediatamente os pedaços no congelador para esfriar completamente. 
– Moa os sucos da carne com os legumes, passe-os por uma peneira Chinois e reserve. 
– Divida os pedaços em porções de 150g. 
– Coloque cada porção em um pequeno saco a vácuo e amasse levemente o pedaço de carne. 

Montando o prato: 
– Coloque o milho cozido no fundo do prato. 
– Sirva o pedaço de carne por cima e regue com o molho de vinho Madeira.” 


O polvo será o rei do nosso menu de julho e agosto

polvo é um dos itens mais famosos da culinária tradicional portuguesa, e é também um dos principais ingredientes encontrados nas receitas algarvias. Um dos destaques do nosso menu é o polvo de Santa Luzia, cujo sabor e características únicas renderam a essa vila de pescadores no Algarve o título de “Capital do Polvo”.

Conheça o menu que a Chef Noélia Jerónimo criou para o serviço da Classe Executiva da TAP e mergulhe nos sabores mais refinados do sul de Portugal.

Fotografia de um prato branco com o logotipo da TAP, mostrando polvo sobre batatas em cubos e bimis ao lado. 

Prato principal

Ensopado de polvo à Algarvia

Ingredientes do Ensopado de polvo à Algarvia:

4 dentes de alho picados
1 cebola cortada em meia-lua
20g de páprica
2 folhas de louro
1kg de polvo previamente cozido
800g de batata-doce amarela (cortada em cubos)
180g de baby brócolis (retire o talo)
50dl de vinho tinto
Azeite de oliva a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Preparo:
– Cozinhe as batatas e os brócolis separadamente e com antecedência.
– Cubra o fundo de uma panela com azeite de oliva e adicione os dentes de alho picados.
– Quando começar a dourar, acrescente a cebola e as folhas de louro. – Quando estiver bem refogado, acrescente a páprica.
– Em seguida, adicione o vinho e o polvo, e deixe cozinhar.
– No final, adicione as batatas em cubos e os brócolis que foram previamente cozidos.

Apresentação:
– Sirva 200g do produto final.


O Queijo São Jorge é o protagonista de maio e junho

O Local Star escolhido pelo Chef Cláudio Pontes é o Queijo São Jorge, um produto único com uma cultura centenária e certificação de Denominação de Origem Protegida, com características que remontam a séculos atrás. O Queijo São Jorge é considerado por todos os Açorianos como um produto de excelência, e é um dos sabores mais emblemáticos do arquipélago localizado no meio do Oceano Atlântico.

Através do menu do Chef Cláudio Pontes, os passageiros da Classe Executiva terão a oportunidade de imergir nos sabores daquele que é considerado o território mais emblemático de Portugal.

Foto de um prato branco com lombo de vitela à moda de São Miguel, queijo de São Jorge e pak choi. 

Prato principal

Lombo de vitela estilo micaelense, queijo São Jorge e pak choi

Ingredientes do lombo de vitela estilo micaelense, queijo São Jorge e pak choi:

120 g de filé de vitela
20 g de pimenta-do-reino moída
1 dente de alho
1 folha de louro
50 g de manteiga açoriana
1 kg de batata agria
250 g de manteiga clarificada
50 g de chalota picada
20 g de amido de milho
200 g de pak choi cortado em tiras à Julienne
30 g de caldo de carne
50 g de Queijo São Jorge
20 g de Queijo São Jorge (ralado)

Preparo:
– Bife tournedo: meça 120 g, salteie com um fio de azeite de oliva e doure o tournedo. Coloque 1 alho amassado, a folha de louro, a manteiga e pincele o tournedo com a manteiga. Retire e deixe descansar.
– Molho de pimenta-do-reino moída: coloque manteiga e pimenta-do-reino moída onde o tournedo foi salteado, refresque com vinho branco e acrescente o caldo de carne. Combine com espessante à base de goma xantana ou amido de milho e, finalmente, acrescente o queijo.
– Folhados de batata: lamine as batatas ao longo do comprimento com uma espessura de 2 mm. Pique a chalota e deixe-a cozinhar em manteiga clarificada. Após o cozimento, acrescente o amido de milho. Em seguida, coloque a batata laminada em uma travessa e pincele cada camada de batata com o preparo de manteiga de chalota até atingir de 7 a 8 cm de altura. Cubra e leve para assar a 180 ºC por 25 a 30 minutos. Depois de assar, deixe esfriar e divida com 10 cm de comprimento e 3 cm de largura. Depois dessa divisão, asse no forno a 200 ºC até que a batata fique dourada.
– Pak choi: corte em tiras à Julienne, salteie com chalotas e um pouco de manteiga, e tempere com sal.

Concluindo o prato:

Coloque o pak choi na base, posicione o tournedo sobre ele, adicione as batatas ao lado e espalhe o molho sobre a carne. Finalize com o queijo ralado sobre a carne.


A estrela do cardápio de Março e Abril é a Garoupa

Este peixe, conhecido pelo seu sabor suave e muito comum na costa lisboeta, é um dos pratos mais apreciados de Portugal e parte integrante da gastronomia regional lisboeta. 

E agora, graças à imaginação e ao talento do Chef Henrique Sá Pessoa, nascido em Lisboa e premiado com duas estrelas Michelin, está pronto para dar a volta ao mundo e deliciar nossos passageiros da Classe Executiva em vôos de longo curso a partir de Lisboa.

Fotografia de um prato branco com garoupa grelhada com guisado de camarão e batata-doce. 

Prato principal

Garoupa assada com camarão e guisado de batata-doce

Ingredientes para a Garoupa assada:

120g de lombo de Garoupa limpo
30ml de azeite
5 g de alho laminado
2g de talos de coentro
2g de tomilho limão
Salmoura a gosto

Preparação
– Mergulhe o filé de Garoupa em salmoura líquida (100g de sal para cada 1litro de água, 10%) por cerca de 20 minutos. Retire e reserve.
– Após temperar com todos os demais ingredientes, assar a 160°C por cerca de 10/12min. 

Ingredientes para a caldeirada de camarão e batata doce:

30g de cebola picada
5g de alho picado
5g de gengibre
1 pimenta calabresa
30ml de vinho branco
60g de batata-doce de Aljezur cortada em cubos
30g de pimenta vermelha
30g de pimentão amarelo
30g de tomate picado
20g de polpa de tomate
60 g de camarões descascados e cortados em cubos
250 ml de caldo de camarão 
2 g de coentros cortados 
30 ml de azeite de oliva 
Sal e pimenta a gosto 

Preparação: 
– Refogue a cebola, o alho e o gengibre no azeite. Adicione os pimentões e frite por 8-10min.
– Refresque com vinho branco e acrescente a polpa de tomate, o caldo de camarão e a batata-doce picada. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos.
– Adicione os camarões em cubos e os coentros, ajuste o tempero e cozinhe por 3-4 minutos.
– Servir como cama de peixe.

Nota Imprensa click aqui


APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2024

Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA


Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 7.5 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui

Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.

Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bloqueio CONTRA PLÁGIO - Não é permitido a cópia do conteúdo no ALTA RENDA BLOG