Entre as possibilidades estão concessão de descontos, ‘cashback’ e promoções, além de recursos de segurança e privacidade de dados
Em conjunto com as medidas que o setor de cartões vem adotando para incentivar o uso do débito, a Mastercard quer também incluir benefícios da bandeira no meio de pagamento. O presidente da Mastercard no Brasil, Marcelo Tangioni, não deu muitos detalhes sobre a iniciativa, mas citou possibilidades como concessão de descontos, “cashback” e promoções, além de recursos de segurança e privacidade de dados.
“Hoje é muito comum no produto de crédito você ter benefícios de viagem, sala VIP, seguro. O débito não tem nada e a gente vai começar a mudar isso. Vamos começar a colocar benefícios para o consumidor”, disse a jornalistas. “Em dois ou três meses devemos ter novidades sobre isso.”
A medida faz parte de uma agenda conduzida pela indústria de pagamentos para impulsionar o uso do débito, principalmente no ambiente on-line, onde a aceitação do instrumento nunca foi grande. No ano passado, foram transacionados R$ 3,73 trilhões via cartão, crescimento de 10,1% frente ao ano anterior. No débito, o volume foi de R$ 1 trilhão, queda de 0,1%, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Tangioni frisou que há uma série de medidas em curso para revitalizar o débito, como o “Click to Pay”, carteira digital das bandeiras lançada oficialmente no país neste mês, e outras ações para otimizar a experiência do usuário com o meio de pagamento no ambiente digital.
“Dentro da Abecs a gente faz um ‘mea culpa’, foi um produto de certa forma negligenciado durante muitos anos, até pela preferência do usuário pelo crédito”, disse o presidente da bandeira. “Vamos fazer o débito voltar a crescer.”
O setor ainda não divulgou sua projeção para o crescimento do uso de cartões em 2024, mas Tangioni imaginava que a alta deva ser similar à observada no ano passado, de 10%.
Ele afirmou que 2023 foi um ano desafiador, na esteira do maior conservadorismo de emissores no cartão de crédito, dos efeitos da taxa básica de juros altos e das discussões sobre o teto do rotativo. O executivo disse estar mais otimista em relação a este ano.
Evolução do Pix
Em relação ao futuro lançamento do Pix recorrente e à evolução da iniciação de pagamentos, o executivo afirmou que as iniciativas oferecem mais opções ao consumidor e que a bandeira vê espaço para aportar valor no ecossistema.
É possível, por exemplo, adotar medidas para melhorar a experiência de compra do usuário com o Pix, comentou. Ele citou que na Polônia a Mastercard tem um recurso que permite o uso do instrumento de pagamento instantâneo do país via carteira digital, facilitando a compra.
Embora as discussões ainda sejam incipientes, as bandeiras também poderiam contribuir com o Banco Central (BC) em eventual introdução de regras de “chargeback” (estorno das compras no cartão após contestação) no Pix, acrescentou. De acordo com ele, há abertura do regulador para esses debates.
APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2024
Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA
Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 7.5 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui
Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.
Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog
IMPORTANTE:
Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.