Conforme divulgado pelo ValorEconômico, Os acionistas da Azul e da Abra – holding da Gol e da colombiana Avianca – deram novos passos nas conversas para um negócio envolvendo o futuro da aérea brasileira. Segundo fontes, diante das alternativas, as negociações caminharam mais na direção de uma troca de ações, o que resultaria na criação de uma nova empresa que também teria parcela debaixo do guarda-chuva da Abra.
O avanço das negociações foi divulgado em reportagem pela agência “Bloomberg” e confirmado pelo Valor. Em março, o Valor noticiou que o plano da Azul de avançar numa fusão ou aquisição da Gol poderia envolver a entrada da Azul na holding por meio da criação de uma nova empresa a ser dividida entre os acionistas dos dois lados.
Fontes ponderaram que as negociações entraram numa fase mais dura nas últimas semanas. Hoje, a Abra tem cerca de 53% da Gol. Já na Azul, David Neeleman detém 67% das ações ordinárias (com direito a voto) da empresa e 2,18% das preferenciais, o equivalente a uma participação econômica de 4,49% na companhia aérea.
No início das conversas, chegou a ser cogitado uma aquisição da Gol por parte da Azul. Mas o cenário desenhado que ganhou mais corpo foi a junção de forças por meio de uma troca de ações. A grande dúvida que paira é a forma como essa divisão vai ser feita, e o que pesa é a definição de controle.
Esta não é a primeira vez que a Azul se aproximou da Gol, mas a disposição para negociar agora encontra resistência menor por conta da crise financeira da aérea fundada pela família Constantino, que entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos (“Chapter 11”) em 25 de janeiro.
O Valor apurou que, em 2020, no início da pandemia, as três aéreas foram até o governo em busca de algum tipo de ajuda financeira, sem sucesso. A sinalização do Planalto àquela época foi de que teriam de encontrar uma solução entre elas.
Foi então que a Azul fez a primeira abordagem à Latam, quando a companhia estava em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, uma disputa que se tornou pública com troca de ofensas dos dois lados.
Após esse episódio, a Azul fez uma proposta à rival Gol, que não quis seguir adiante com as conversas. Fontes afirmaram que a abordagem entre Azul e Gol aconteceu entre 2021 e 2022, ainda durante a gestão de Paulo Kakinoff na Gol, para uma joint venture. Com a recusa, a Gol seguiu em negociações com a Avianca para a criação de uma holding, a Abra
Abra e Azul foram procuradas para comentar, mas não se manifestaram até o fechamento desta reportagem.
APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2024
Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA
Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 7.5 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui
Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.
Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog
IMPORTANTE:
Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.