A pesquisa Panorama da Portabilidade, de 2023, mostra que 50% dos brasileiros bancarizados consideram o processo de portabilidade muito complicado e acham que os bancos dificultam a adoção. Além disso, apenas 10% dos entrevistados fazem portabilidade de salário.
Para desmistificar o processo, bem como para que você conheça as principais dicas para portabilidade de salário, preparamos este artigo. Continue a leitura e mergulhe no assunto!
Antes de mais nada: o que é portabilidade de salário?
Portabilidade de salário é o processo de transferência do recebimento do salário entre um banco e outro.
Na prática, significa que, ainda que a empresa ou o empregador use uma instituição bancária para depositar o salário, o colaborador pode escolher outro banco de sua preferência para receber os valores. Neste caso, a transferência acontece mensalmente, de forma automática, entre ambos.
Até 2018, o processo acontecia junto à instituição por meio da qual o pagamento era feito originalmente. Depois desta data, a portabilidade passou a ser solicitada diretamente ao banco no qual o funcionário gostaria de receber — possibilitando, inclusive, que o pedido fosse feito por meio de canais digitais.
Vantagens da portabilidade de salário
As principais vantagens da portabilidade de salário são:
- Possibilidade de estreitar o relacionamento com a instituição financeira de sua escolha;
- Chance de aproveitar melhores taxas e condições de determinadas instituições;
- É uma operação segura;
- Oportunidade de centralizar receitas e gastos em um só lugar, facilitando a gestão de orçamento;
- Não tem custos adicionais.
Posso fazer portabilidade de salário mesmo devendo ao banco?
É possível fazer portabilidade de salário mesmo devendo ao banco[ALRC1] , isso porque o processo é um direito do trabalhador, assegurado pelo Banco Central.
Embora não haja nenhum impeditivo para a portabilidade, crédito pessoal ou financiamentos atrelados ao salário e à instituição bancária original podem reduzir o valor transferido na portabilidade.
Isso porque, a instituição financeira onde você solicitou o empréstimo pode atrelar contratualmente sua conta-salário com o débito automático das parcelas da dívida. Neste caso, o banco desconta mensalmente do seu salário o valor determinado para as parcelas.
Porém, vale destacar que o desconto só acontece com a sua autorização e que o montante nunca pode ultrapassar 30% do valor do salário.
Mesmo com dívidas, a portabilidade acontece. Porém, nestes casos, antes de transferir o salário para a instituição da sua escolha, o banco da conta salário faz o desconto acordado e, em seguida, repassa o restante
Como fazer portabilidade de salário mesmo devendo?
Para fazer a portabilidade de salário, basta solicitar a transferência de valores ao banco ou para a instituição onde deseja receber seu salário.
Vale lembrar apenas que as contas precisam ter a mesma titularidade, e que as instituições trabalham com diretrizes próprias para realizar o processo.
Confira o passo a passo de como fazer a portabilidade no Inter:
- Acesse o app e, no menu, clique em “Portabilidade de Salário”;
- Veja os benefícios e clique em “Trazer meu salário”;
- Preencha o CNPJ da empresa onde você trabalha;
- Selecione o banco onde seu salário é creditado e clique em “Confirmar“;
- Revise os dados e clique em “Enviar solicitação”;
Em até 15 dias úteis, você recebe o retorno. Você também pode acompanhar o andamento da solicitação pelo Super App.
Antes de seguir em frente, veja o vídeo abaixo e entenda mais sobre portabilidade:https://www.youtube-nocookie.com/embed/bkgh09XXtS0A portabilidade de salário é a transferência automática dos depósitos que sua empresa faz para você, e ela é um direito seu. Nesse vídeo, a gente te conta as vantagens e como solicitar a portabilidade de salário para sua conta Inter.
O que diz a Lei sobre o direito do trabalhador à portabilidade de salário com dívidas no banco?
Agora que você já conhece as regras para a portabilidade de salário com débito, vale destacar que o direito é assegurado pelo Banco Central na Resolução N° 3402, de 2006.
Adicionalmente, em 2023, o BC disponibilizou um documento com dúvidas sobre o processo, que explica que:
“O banco detentor da conta-salário somente pode realizar o desconto das prestações de empréstimos e financiamentos diretamente na conta-salário se houver autorização, prévia e formal, dada pelo empregado.
Caso o empregado tenha solicitado a portabilidade salarial, o valor do salário depositado pelo empregador será transferido para a conta indicado pelo empregado, pelo valor líquido, ou seja, descontado o valor das parcelas mensais referentes a empréstimos ou financiamentos contratados junto à instituição detentora da conta-salário.”
Tudo certo para solicitar sua portabilidade? Que tal levar o seu salário para uma Conta Digital completa, descomplicada e pensada para facilitar a sua vida?
Com o Inter, você envia e recebe dinheiro, faz pagamentos e compra de forma rápida e segura. Com Pix, TEDs e transferências no Inter, você faz agendamentos para todos os bancos sem pagar nada!
APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2024
Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA
Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 7.5 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui
Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.
Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog
IMPORTANTE:
Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.