Aumento no endividamento, impulsionado pelo uso do crédito, leva a maioria dos consumidores a optar por não comprar presentes neste Natal, para conter gastos
São Paulo, dezembro de 2024 – O fim do ano é um período marcado por gastos elevados para muitas famílias brasileiras, com as compras de presentes, viagens e celebrações de Natal e Ano Novo, o que frequentemente impulsiona o endividamento. A necessidade de adquirir diversos itens e quitar compromissos acumulados ao longo do ano leva, em muitos casos, os consumidores a recorrerem ao crédito, resultando no aumento das dívidas.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro de 2024, realizada pela CNC, mostrou um aumento no endividamento, atingindo 77%, em comparação aos 76,6% do ano anterior. Esse crescimento é impulsionado pelo uso do crédito nas compras de fim de ano e uma gestão orçamentária mais cautelosa. A inadimplência também subiu, com 29,4% das famílias relatando dívidas em atraso, o maior índice desde outubro de 2023. O percentual de consumidores que afirmam não ter condições de pagar suas dívidas aumentou para 12,9%.
Uma pesquisa realizada pela fintech Meutudo, com 9.666 participantes de todo o Brasil, revelou que a maioria dos entrevistados (84,2%) não planeja fazer compras de presentes neste Natal, sugerindo uma possível contenção de gastos ou a priorização de outras despesas. Entre os que pretendem presentear, 63% escolheram familiares próximos, enquanto 18% irão presentear parceiros e cônjuges. A maioria dos consumidores planeja gastar entre R$101 e R$500 em presentes (37%). Quanto às formas de pagamento, o Pix à vista é o método mais utilizado (39%), seguido pelo cartão de crédito (18%) e Pix parcelado (11%).
Nesse cenário, especialistas afirmam que é fundamental que os consumidores adotem uma gestão financeira mais estratégica para evitar o agravamento das dívidas. Thiago Oliveira, CEO e fundador da Monest – empresa de recuperação de ativos através da cobrança de débitos por uma agente virtual chamada Mia, conectada por IA–, aconselha que o mais importante é gastar com consciência. “Evite cair na tentação de parcelar compras desnecessárias. Planeje seus gastos, dê prioridade ao pagamento das dívidas mais caras. Um bom planejamento financeiro é a chave para evitar surpresas no início do próximo ano e garantir que 2025 comece com as finanças sob controle”, diz Oliveira.
Se você planeja ir às compras, confira, abaixo, 10 dicas de como se organizar financeiramente e evitar dívidas neste fim de ano:
- Faça um planejamento de gastos: estabeleça um orçamento para suas compras de fim de ano, incluindo presentes, alimentação, viagens e outras despesas. Isso ajuda a ter uma visão clara do que você pode gastar.
- Priorize o essencial: avalie o que é realmente necessário. Dê preferência a compras de itens essenciais ou mais úteis, e evite gastar com produtos supérfluos.
- Defina um limite para os presentes: estabeleça um valor máximo para gastar em presentes e cumpra esse limite. Lembre-se de que o presente não precisa ser caro para ser significativo.
- Evite parcelar no cartão de crédito: quando possível, prefira pagar à vista. Se precisar parcelar, verifique se as parcelas cabem no seu orçamento e evite comprometer mais do que pode pagar.
- Use métodos de pagamento sem juros: utilize o Pix ou outras formas de pagamento à vista que não envolvem juros e podem ser mais vantajosas do que o cartão de crédito parcelado.
- Aproveite promoções e descontos: faça pesquisas para aproveitar boas ofertas. Porém, cuidado com o impulso de comprar algo que não estava no seu planejamento apenas porque está com desconto. Nesse cenário, os cupons de desconto se destacam como uma ferramenta eficaz para reduzir os custos em diversas áreas de compras. Para Maria Fernanda Junqueira, cofundadora e managing director Latam do Cuponation, plataforma de cupons e descontos, “os cupons ajudam os consumidores a economizar de forma inteligente, proporcionando acesso à promoções exclusivas e permitindo que façam compras vantajosas, especialmente em momentos de alta nos preços”, afirma.
- Evite entrar no limite do crédito: se possível, evite utilizar todo o seu limite de crédito, pois isso pode comprometer sua capacidade de pagamento no futuro.
- Crie uma reserva de emergência: caso ainda não tenha uma, comece a construir uma reserva de emergência para lidar com imprevistos, sem precisar recorrer ao crédito.
- Não adie pagamentos de dívidas: se você já possui dívidas, tente quitá-las antes de assumir novos compromissos. Isso evitará o acúmulo de juros e facilitará o controle financeiro.
- Reflita sobre o futuro financeiro: use o fim de ano para refletir sobre suas finanças e estabeleça metas para o próximo ano. Pense em como organizar seus recursos e planejar melhor os próximos ciclos de consumo.
Essas dicas podem ajudar a evitar a sobrecarga financeira e permitir que você aproveite as festas sem comprometer suas finanças.
APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2024
Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA
Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 7.5 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui
Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.
Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog
IMPORTANTE:
Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.
🚀Os produtos demonstrados em campanhas e benefícios podem ser alterados sem aviso prévio pelos bancos em nosso País demonstrados em nosso canal. Por isso antes de fazer qualquer operação como ( abertura de contas em bancos, cartões de crédito, empréstimos etc.. ) procure o site oficial da instituição ou entre em contato com a central de atendimento para saber se ainda consta o que foi dito neste vídeo.
🚀Sempre olhe a data de emissão do vídeo pois ele pode já estar desatualizado com as informações dos bancos e serviços financeiros. Os Investimentos mostrados neste canal não é para ser copiado pois cada cliente tem um perfil investidor diferente um do outro.