Santiago, sexta-feira 31 de janeiro de 2025 08:30 horas
Com um desempenho operacional e financeiro positivo, o Grupo LATAM Airlines encerrou o ano de 2024 com lucros líquidos de US$977 milhões, quase o dobro do reportado no ano passado. Além disso, o grupo LATAM transportou 82 milhões de passageiros, o maior número registrado, e aumentou sua capacidade consolidada em 15,1% em 2024, em comparação com 2023, em linha com a última orientação de crescimento atualizada em outubro passado. Esses números estão dentro da entrega de resultados do quarto trimestre do ano passado pela LATAM e refletem a capacidade de crescimento do grupo em um contexto de desafios macroeconômicos e dinamismo competitivo.
No ano de 2024, a LATAM teve receitas operacionais totais de US$13 bilhões, 10,6% a mais em relação a 2023. No quarto trimestre, as receitas alcançaram US$3,3 bilhões, registrando um forte aumento nas receitas de carga, que cresceram 29,1% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Por sua vez, o resultado operacional ajustado alcançou US$1,6 bilhões em 2024, registrando uma margem operacional ajustada de 12,7%, 1,5 pontos percentuais a mais em relação a 2023, um recorde anual para o grupo.
Quanto à sua estrutura de capital, a LATAM encerrou 2024 com US$3,5 bilhões de liquidez e alcançou uma relação de endividamento líquido de 1,7 vezes. Durante o ano, o grupo LATAM gerou mais de US$243 milhões em caixa, mesmo após os US$207 milhões utilizados em seu refinanciamento e o pagamento de dividendos de US$175 milhões. O grupo também alcançou um EBITDAR ajustado de US$3.108 milhões, o que representa um aumento de 22,7% interanual.
“2024 foi um ano de grandes avanços para o grupo LATAM, marcado por uma forte geração de fluxo de caixa livre, mostrando a eficiência da LATAM e sua capacidade de conter custos. Isso acompanhado por um sólido crescimento de seu tamanho, rede e operações. O desempenho do grupo foi guiado pelo novo propósito: ‘Elevar cada viagem, sempre’, que busca proporcionar uma experiência significativa desde o momento em que um cliente escolhe voar com a LATAM”, disse Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.
Na perspectiva financeira, um marco importante de 2024 foi o retorno do LATAM Airlines Group S.A. à Bolsa de Nova Iorque (NYSE), além do refinanciamento da maior parte de sua dívida não relacionada à frota, o que lhe permitiu reduzir significativamente suas despesas com juros e fortalecer seu balanço geral e geração de fluxo de caixa. Ao mesmo tempo, em dezembro, o grupo assinou seu primeiro “Empréstimo Vinculado à Sustentabilidade” (do inglês “Sustainability-Linked Loan”) , no valor de US$300 milhões, tornando-se a única companhia aérea da América do Sul a realizar uma operação financeira desse tipo até aquele momento.
Crescimento operacional e clientes
Durante o ano de 2024, o grupo LATAM continuou oferecendo aos seus passageiros uma conectividade incomparável com 151 destinos em 27 países, alcançando um fator de ocupação consolidado de 84,3%, 1,2 ponto porcentual maior que em 2023. Nos últimos doze meses, o grupo recebeu 16 aeronaves, somando uma frota total de 347 aviões.
Além de ser o único grupo de companhias aéreas na região que conecta a América do Sul com a América do Norte, Europa, Oceania e África, o grupo LATAM manteve os clientes no centro de seu negócio. Para eles, possui uma proposta única que se adapta aos diferentes estilos e necessidades e que busca entregar um serviço de excelência oferecendo o programa de viajante frequente (Frequent Flyer Program – FFP), LATAM Pass, que alcançou os 49 milhões de membros em 2024, mantendo-se como o maior programa da região.
Dentro desse contexto e pelo sexto ano consecutivo, a LATAM se posicionou entre os cinco principais grupos de companhias aéreas globais em pontualidade, alcançando, ao mesmo tempo, 51 pontos no Net Promoter Score (NPS) para todo o ano de 2024, 3 pontos a mais em comparação com 2023, o mais alto de sua história. O NPS é a ferramenta que o grupo utiliza para medir a satisfação de seus clientes.
Ao mesmo tempo, em 2024, o grupo LATAM teve melhorias no atendimento aos seus clientes e na diminuição da taxa de reclamações. No Chile, a LATAM reduziu a taxa em 21,8% em comparação com 2023 e teve uma redução de 70% nas reclamações durante os últimos cinco anos, segundo o relatório elaborado pela Junta de Aeronáutica Civil (JAC) segundo cifras do Serviço Nacional do Consumidor (SERNAC).
Na Colômbia, a LATAM diminuiu sua taxa de reclamações perante as duas autoridades que zelam pela proteção dos usuários: No caso da Superintendência de Transporte, foram apresentados 1.103 reclamações, 11% menos em comparação com 2023, o que corresponde a 0,01% do total de passageiros transportados pela companhia aérea em 2024. Na plataforma SIC Facilita, da Superintendência de Indústria e Comércio, foram reportadas 51% menos queixas, em comparação com 2023.
Por sua vez, a LATAM Airlines Brasil foi escolhida como a companhia aérea com o “Melhor Atendimento do Brasil” segundo o portal Reclame Aqui. Esse reconhecimento é considerado um dos mais relevantes em termos de atendimento e reputação do Brasil e é o resultado de uma série de investimentos realizados pelo grupo para elevar a experiência de seus passageiros.
Sempre pensando em seus clientes, em 2024 continuou o processo de renovação das aeronaves que considera uma mudança completa do interior das cabines com novos assentos, entretenimento a bordo e melhorias de design. Até a data, já foi renovada 100% da frota de narrow-body e 54% da frota de wide-body. O grupo também avançou na implementação de Wi-Fi gratuito para os clientes LATAM Pass em voos domésticos e regionais, em suas aeronaves de corredor simples, serviço que no Brasil abrange 100% da frota e 75% nas filiais do Chile, Peru, Colômbia e Equador.
Sustentabilidade
Em 2024, o grupo LATAM continuou com sua estratégia de sustentabilidade que busca minimizar os impactos sobre o meio ambiente e gerar valor social, ambiental e econômico para os países onde opera. Ao final do ano, no pilar de Economia Circular, o grupo LATAM alcançou a eliminação de 97% dos plásticos de uso único em toda sua operação, o que equivale a mais de 1.700 toneladas. Apenas em 2024, foram recicladas 280 toneladas de resíduos em voos domésticos. Em Gestão da Mudança Climática, desde 2010 até 2024, o grupo conseguiu evitar 4,5 milhões de toneladas de CO2, enquanto que, em Valor Compartilhado, o grupo LATAM mantém cerca de 50 alianças com organizações sociais e ambientais.
Em dezembro passado, a LATAM se reincorporou ao Índice de Sustentabilidade Dow Jones e foi reconhecida como o quinto grupo de companhias aéreas mais sustentável a nível mundial e o mais sustentável nas Américas, segundo a última avaliação de sustentabilidade corporativa da S&P Global (Corporate Sustainability Assessment – CSA). Esse feito destaca os esforços contínuos do grupo para posicionar a sustentabilidade como um pilar estratégico em todas suas operações.
SOBRE O GRUPO LATAM
O Grupo LATAM Airlines e suas afiliadas são o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos na região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para a Europa, Oceania, África, Estados Unidos e Caribe.
O Grupo possui uma frota de aviões Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A321Neo, A320, A320Neo e A319. Além disso, o Airbus 330, operado sob arrendamento de curto prazo, também faz parte das operações atuais. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM. Além de terem acesso aos porões dos aviões de passageiros das subsidiárias do grupo, contam com uma frota conjunta de 21 aeronaves cargueiras. Essas afiliadas de carga têm acesso aos aviões de passageiros do grupo e operam dentro da rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de carga. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.
Para mais informações, visite www.latam.com
Site da Latam Click aqui
APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2025
Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA
Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 7.5 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui
Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.
Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog
IMPORTANTE:
Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.
🚀Os produtos demonstrados em campanhas e benefícios podem ser alterados sem aviso prévio pelos bancos em nosso País demonstrados em nosso canal. Por isso antes de fazer qualquer operação como ( abertura de contas em bancos, cartões de crédito, empréstimos etc.. ) procure o site oficial da instituição ou entre em contato com a central de atendimento para saber se ainda consta o que foi dito neste vídeo.
🚀Sempre olhe a data de emissão do vídeo pois ele pode já estar desatualizado com as informações dos bancos e serviços financeiros. Os Investimentos mostrados neste canal não é para ser copiado pois cada cliente tem um perfil investidor diferente um do outro.