Veja o que diz o CEO da LATAM sobre a fusão da GOL e AZUL

Analisando a Declaração do CEO da Latam sobre a Possível Fusão entre Gol e Azul

A afirmação do CEO da Latam, Jerome Cadier, de que a fusão entre Gol e Azul não resolveria o problema da dívida das companhias aéreas, levanta importantes questões sobre o futuro do setor aéreo brasileiro.

O que está por trás dessa declaração?

  • Experiência da Latam: A Latam passou por um processo de recuperação judicial (Chapter 11) e saiu fortalecida. Cadier argumenta que a empresa encontrou uma solução para suas dívidas sem a necessidade de uma fusão, o que demonstra que outras alternativas podem ser mais eficazes.
  • Concentração de mercado: Uma fusão entre Gol e Azul resultaria em uma concentração significativa do mercado aéreo brasileiro. Cadier expressa preocupação com os possíveis impactos dessa concentração sobre a concorrência, os preços das passagens e a qualidade dos serviços oferecidos aos consumidores.
  • Dívida como desafio: O CEO da Latam destaca que o principal desafio das companhias aéreas brasileiras não é a falta de demanda, mas sim a gestão da dívida em um cenário de altas taxas de juros. A fusão, segundo ele, não seria a solução ideal para esse problema.

O que isso significa para o consumidor?

  • Menos opções: Uma fusão entre Gol e Azul poderia reduzir o número de opções disponíveis para os consumidores, o que poderia levar a um aumento nos preços das passagens aéreas.
  • Menor concorrência: A concentração do mercado poderia levar a uma diminuição da competitividade, o que poderia afetar a qualidade dos serviços oferecidos.
  • Necessidade de regulamentação: O governo brasileiro precisaria acompanhar de perto uma possível fusão entre as duas companhias, implementando medidas para garantir que os consumidores não sejam prejudicados.

Quais são os próximos passos?

A fusão entre Gol e Azul ainda está em análise e depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A declaração de Cadier demonstra que a fusão é um tema complexo e que exige uma análise cuidadosa por parte das autoridades.

Em resumo:

A afirmação do CEO da Latam levanta importantes questões sobre a viabilidade da fusão entre Gol e Azul. É fundamental que as autoridades regulatórias analisem cuidadosamente os impactos dessa operação para o consumidor e para o mercado aéreo brasileiro.

O que você acha dessa possível fusão? Acredita que ela trará benefícios ou prejuízos para os consumidores?

Possíveis tópicos para discussão:

  • Impacto da fusão no preço das passagens aéreas
  • Consequências para a concorrência no setor aéreo
  • Alternativas para as companhias aéreas reduzirem suas dívidas
  • O papel do governo na regulamentação do setor aéreo

Expectativa de executivo é de que o Cade imponha medidas de mitigação para preservar a concorrência no setor aéreo brasileiro

Uma das três maiores companhias aéreas do país, a Latam está acompanhando de perto a possibilidade de fusão entre as concorrentes Gol e Azul.

O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, afirmou que ainda é cedo para avaliar os impactos da combinação, mas destacou que fusões menores já foram barradas por regulações antitruste em outros países. “O MoU é muito genérico e não vinculante, e muitas questões precisam ser esclarecidas, como as medidas de mitigação que serão exigidas”, explicou.

Cadier ressaltou que a Latam espera que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) conduza uma análise rigorosa para garantir que o mercado brasileiro continue competitivo. “Uma combinação de negócios desse porte poderia representar 60% do mercado brasileiro, o quarto maior do mundo. Temos certeza de que o Cade fará uma avaliação profunda e proporá medidas de mitigação para evitar impactos negativos ao consumidor”, disse Cadier.

A Latam também defende que seja ouvida no processo de avaliação, dada a relevância da operação para o setor. “Vamos participar desse processo sem dúvida nenhuma”, afirmou o executivo.

Mas Cadier é cético quanto ao sucesso do negócio. “O ativo em si é saudável, mas o desafio é como financiá-lo em um cenário de juros elevados. Tenho minhas dúvidas se a associação de duas empresas é o melhor caminho para resolver um problema de dívida”, afirma.

Resultados de 2024 e perspectivas para 2025

A Latam Brasil encerrou 2024 com resultados históricos em diversas frentes, incluindo engajamento dos colaboradores, satisfação dos clientes e desempenho financeiro sustentável. “Nossa preocupação com custos é constante, praticamente paranoica”, destacou Cadier.

A companhia encerrou o quarto trimestre com alta de 1,8% no lucro líquido ajustado, a US$ 174,5 milhões. As receitas ajustadas avançaram 4,4%, para US$ 3,39 bilhões, impulsionadas pelo aumento de 0,7% nas receitas de passageiros e um aumento de 29,1% nas receitas de carga.

A companhia se beneficia de uma estrutura de custos competitiva e de uma parte significativa da receita proveniente de passageiros frequentes e do mercado corporativo, além de uma exposição relevante a receitas em moeda forte.

Para 2025, apesar das incertezas econômicas, a empresa prevê continuidade do crescimento, mantendo sua oferta no Brasil entre 7% e 9%. Cadier reforça que, mesmo com a volatilidade do câmbio e os desafios fiscais, não há, por ora, necessidade de revisar o guidance para o ano.

De acordo com um relatório do Goldman Sachs, a Latam se destaca pelo desempenho financeiro sólido e por sua capacidade de adaptação a cenários adversos. A análise aponta que a companhia conseguiu expandir sua margem EBIT para 13,6% no quarto trimestre de 2024, um avanço de 2,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Além disso, a empresa encerrou o ano com cerca de US$ 2 bilhões em liquidez imediata e um índice de alavancagem de 1,7x, demonstrando uma estrutura financeira equilibrada.

Expansão da frota e alternativas para o futuro

Outro ponto de atenção para a Latam é a expansão da frota. Devido às restrições de motores e à disponibilidade limitada de aeronaves no mercado, a companhia está estudando alternativas para compor sua malha aérea, incluindo novas aeronaves da Embraer e da Boeing, além da família Airbus A320 que já opera.

Programa de recompra de ações e retorno ao acionista

A Latam também está avaliando formas de retorno de capital aos acionistas. A companhia estuda a implementação de um programa de recompra de ações no valor de até US$ 150 milhões, o que representa aproximadamente 2% de seu valor de mercado atual. A administração da empresa avalia se essa recompra pode ser executada sem comprometer a liquidez dos papéis, em linha com sua estratégia de alocação de capital.

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