Alta taxa de juros leva ao recorde de recuperações judiciais em 2024 e cenário difícil deve se manter em 2025

Alta taxa de juros leva ao recorde de recuperações judiciais em 2024 e cenário difícil deve se manter em 2025

Uma pesquisa da Serasa Experian mostrou que o número de pedidos de recuperação judicial bateu recordes no ano passado. Ao todo, foram registradas 2273 solicitações em 2024, um crescimento de 61,8% na comparação com o ano de 2023, quando o número foi de 1405 requisições. O número também representa uma alta de 22% em relação a 2016, o ano que apresentava o volume histórico mais elevado, com 1863 pedidos.

As micro e pequenas empresas foram as que mais entraram com pedidos de recuperação judicial, com 1676 registros, ou seja, 73,7% do total. O número representa um aumento de 78,4% em relação aos 939 pedidos de 2023.

Segundo Bruno Boris, sócio e fundador do escritório Bruno Boris Advogados, a tendência é que o número de pedidos de RJ deve seguir em alta para 2025 e 2026, por conta de fatores como a valorização do dólar frente ao real e a alta taxa básica de juros, que encarece o custo e dificulta o acesso ao crédito por parte das empresas.  “Embora a negociação direta com as instituições seja uma possibilidade, os juros negociados são elevados. Muitas vezes isso obriga o empresário a levar a negociação ao Judiciário, tentando obter melhores condições de crédito”, comenta o advogado.

A conjuntura econômica tem levado muitas empresas a buscar a recuperação judicial como uma alternativa para a reestruturação de suas dívidas e operações. Alguns setores como aviação, sucroalcooleiro, agronegócio e varejo são particularmente suscetíveis a dificuldades financeiras nesse cenário.

“Esse instrumento, antes visto com ressalvas, agora é reconhecido como uma ferramenta legítima de reestruturação, inclusive para pequenas e médias empresas. Mas é fundamental que o processo seja conduzido com planejamento adequado, considerando as implicações no acesso a crédito e na reputação empresarial”, destaca.

O advogado explica que o aspecto positivo da recuperação judicial diz respeito à suspensão de parte de suas dívidas durante o período de stay, que pode levar de 160 a 360 dias. Durante esse período, o empresário pode realizar a renegociação até que o plano de recuperação judicial apresentado seja aprovado.

“O próprio custo judicial arcado pelos credores numa recuperação judicial pode deixá-los mais abertos numa negociação. Por outro lado, com o aumento das recuperações judiciais, os responsáveis pela concessão de crédito e parceiros comerciais ficam mais atentos, e buscam obter garantias que não estão sujeitas à recuperação judicial”, considera Boris.

Em um ano de grandes desafios, o sócio do Bruno Boris Advogados ressalta que é essencial que as empresas adotem medidas preventivas e estratégicas para mitigar riscos financeiros. “A preparação e a adaptação às condições econômicas serão determinantes para a sustentabilidade dos negócios”, finaliza.


APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2025

Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA


Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 7.5 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui

Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.

Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog

IMPORTANTE:

Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.


🚀Os produtos demonstrados em campanhas e benefícios podem ser alterados sem aviso prévio pelos bancos em nosso País demonstrados em nosso canal. Por isso antes de fazer qualquer operação como ( abertura de contas em bancos, cartões de crédito, empréstimos etc.. ) procure o site oficial da instituição ou entre em contato com a central de atendimento para saber se ainda consta o que foi dito neste vídeo.

🚀Sempre olhe a data de emissão do vídeo pois ele pode já estar desatualizado com as informações dos bancos e serviços financeiros. Os Investimentos mostrados neste canal não é para ser copiado pois cada cliente tem um perfil investidor diferente um do outro.Sisprime Mastercard Black 2025: Os Benefícios e Exclusividades que Você Precisa Conhecer Este Ano!

Bloqueio CONTRA PLÁGIO - Não é permitido a cópia do conteúdo no ALTA RENDA BLOG