Queda na recuperação de crédito em mais de 12% preocupa o varejo e acende alerta para a redução do consumo
O número de inadimplentes em São Paulo cresceu 5,41% em abril, na comparação com o mesmo mês no ano passado, segundo levantamento do SPC Brasil em parceria com a FCDL-SP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo). O avanço foi superior à média da região Sudeste, que ficou em 3,40%, e também acima da média nacional, de 4,59%.

Além disso, cerca de 86,95% das negativações registradas no estado foram de consumidores reincidentes, ou seja, pessoas que já haviam sido incluídas nos cadastros de inadimplentes nos últimos 12 meses. Apesar do número elevado, houve uma redução de 5,66% na reincidência em relação ao ano anterior.
“A inadimplência segue em alta e a reincidência mostra que muitos consumidores estão presos em ciclos contínuos de dívida. Isso compromete o orçamento das famílias e tudo indica que o crédito continuará mais restrito nos próximos meses, já que a taxa selic deve chegar ao patamar de 15%. O varejo precisa se preparar para um cenário de menor consumo.”, avalia Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP.

Recuperação de crédito desacelera e preocupa setor varejista
A maior parcela dos reincidentes está na faixa de 30 a 39 anos (27,97%), com uma distribuição equilibrada entre os gêneros: 52,74% são mulheres e 47,26% homens.
O levantamento também apontou que a recuperação de crédito no estado caiu 12,91%, uma retração ainda mais acentuada do que a média nacional (9,37%). A dificuldade dos consumidores em regularizar suas dívidas levanta um alerta para o comércio.
“A baixa recuperação preocupa porque sinaliza uma dificuldade crescente para as famílias limparem seus nomes. Isso trava o acesso ao crédito, freia as vendas e acende um alerta para a sustentabilidade do varejo a curto e médio prazo”, complementa Stainoff.

O valor médio pago pelos consumidores para sair da inadimplência foi de R$ 2.865,50, mas 50,87% das pessoas quitaram dívidas de até R$ 500. O dado indica que, para muitos, a dificuldade financeira é intensa, mas há esforços para regularizar a situação com pagamentos de valores menores.
Por fim, o levantamento mostra que o volume de dívidas bancárias – como cartões de crédito, cheque especial e financiamentos – continua liderando a inadimplência, representando 62,7% do total. Na sequência, aparecem os débitos com o comércio (12,5%), serviços básicos como água e luz (8,6%) e financeiras (7,2%).
Sobre a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP) é a principal entidade que representa o comércio e serviços no estado. Ela reúne as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) e trabalha para apoiar as empresas do setor, defendendo seus interesses e ajudando no seu desenvolvimento.
APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2025

Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA

Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 7.5 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui
Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.
Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog

IMPORTANTE:
Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.
🚀Os produtos demonstrados em campanhas e benefícios podem ser alterados sem aviso prévio pelos bancos em nosso País demonstrados em nosso canal. Por isso antes de fazer qualquer operação como ( abertura de contas em bancos, cartões de crédito, empréstimos etc.. ) procure o site oficial da instituição ou entre em contato com a central de atendimento para saber se ainda consta o que foi dito neste vídeo.
🚀Sempre olhe a data de emissão do vídeo pois ele pode já estar desatualizado com as informações dos bancos e serviços financeiros. Os Investimentos mostrados neste canal não é para ser copiado pois cada cliente tem um perfil investidor diferente um do outro.Sisprime Mastercard Black 2025: Os Benefícios e Exclusividades que Você Precisa Conhecer Este Ano!