A informação de que o Brasil soma quase 72 milhões de inadimplentes reflete dados recentes sobre o endividamento no país, que tem atingido recordes históricos.

SPC Brasil alerta sobre o papel das redes sociais no contexto de endividamento e inadimplência da população, já que se tornaram poderosas ferramentas de vendas | Foto: Reprodução AdobeStock

O número de consumidores brasileiros com contas em atraso registrou aumento de 8,91% em setembro de 2025 na comparação com o mesmo período de 2024. O Indicador de Inadimplência de Pessoas Físicas, apurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e revelou que a variação anual observada em setembro deste ano ficou abaixo da observada no mês anterior. Na passagem de agosto para setembro, o número de devedores cresceu 0,21%.

A informação de que o Brasil soma quase 72 milhões de inadimplentes reflete dados recentes sobre o endividamento no país, que tem atingido recordes históricos.

Diversos levantamentos de indicadores, como o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa e pesquisas da CNDL/SPC Brasil, têm apontado que o número de brasileiros com contas em atraso está na faixa dos 71 a 72 milhões de pessoas.

O levantamento estima que o Brasil tinha, em setembro, 71,86 milhões de consumidores negativados, o que representa 43,14% da população adulta do País. E a alta anual de devedores foi impulsionada, principalmente, por dívidas com tempo de atraso de três a quatro anos, que representam 34,46%.

“O Brasil apresenta hoje um quadro de inadimplência estrutural: elevada participação de inadimplentes na população adulta, prevalência de dívidas de baixo valor, mas com impacto acumulado, reincidência muito alta e recuperação que não acompanha o aumento do estoque de débitos. Sem iniciativas coordenadas entre mercado, poder público e incentivo à educação financeira, o sistema de crédito permanecerá caro, com custos macroeconômicos relevantes e com exclusão financeira”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

A abertura por faixa etária do devedor mostra que o número de devedores com participação mais expressiva no Brasil em setembro foi da faixa de 30 a 39 anos (23,56%). A participação dos devedores por sexo segue bem distribuída, sendo 51,18% mulheres e 48,82% homens.

Principais Pontos sobre a Inadimplência no Brasil:

  1. Volume Recorde: O número de inadimplentes na faixa de 71 a 72 milhões é um dos mais altos já registrados na história do país, representando cerca de 43% a 44% da população adulta brasileira.
  2. Período de Referência: Os dados mais recentes que confirmam esse patamar são de pesquisas divulgadas em setembro e outubro de 2025, referentes a meses anteriores (como setembro).
  3. Principais Dívidas:
    • O segmento de Bancos e Cartões de Crédito costuma ser o principal responsável pelas dívidas em atraso.
    • Em seguida, aparecem as contas básicas (água, luz e gás) e o varejo.
  4. Perfil do Devedor:
    • A maior concentração de inadimplentes geralmente está na faixa etária de 41 a 60 anos, seguida pelas pessoas entre 26 e 40 anos.
  5. Valor Médio da Dívida: O valor médio da dívida por pessoa negativada costuma ficar em torno de R$ 4.700 a R$ 4.800, distribuído entre duas ou mais empresas credoras.
  6. Causas: O cenário é agravado por fatores como a alta taxa de juros (que encarece o crédito e as dívidas rotativas), a inflação e a dificuldade de planejamento financeiro.

Também na busca pelo site Diário do Comércio click aqui


APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2025

Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA

Grupo Alerta Milhas até 12x sem juros click aqui

Grupo Black Card Luxo até 12x sem juros click aqui

Após o pagamento enviar comprovante para 16 98101-9581 falar com Eder


Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 9 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui

Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.

Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog

IMPORTANTE:

Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.


Os produtos demonstrados em campanhas e benefícios podem ser alterados sem aviso prévio pelos bancos em nosso País demonstrados em nosso canal. Por isso antes de fazer qualquer operação como ( abertura de contas em bancos, cartões de crédito, empréstimos etc.. ) procure o site oficial da instituição ou entre em contato com a central de atendimento para saber se ainda consta o que foi dito neste vídeo.

Sempre olhe a data de emissão do vídeo pois ele pode já estar desatualizado com as informações dos bancos e serviços financeiros. Os Investimentos mostrados neste canal não é para ser copiado pois cada cliente tem um perfil investidor diferente um do outro.

Bloqueio CONTRA PLÁGIO - Não é permitido a cópia do conteúdo no ALTA RENDA BLOG