Novas regras para os horários de entrada e saída em hotéis buscam evitar uso indevido de diárias

Portaria do Ministério do Turismo padroniza funcionamento do check-in e check-out limitando em três horas o horário para limpeza entre uma hospedagem e outra

Já estão valendo as novas regras para os horários de check-in e check-out em hotéis e pousadas de todo o Brasil, estabelecendo um padrão de uso de funcionamento das diárias. Uma Portaria do Ministério do Turismo estabeleceu um prazo máximo de três horas para limpeza das acomodações entre uma hospedagem como forma de evitar abusos comuns em horários de entrada e saída dos hóspedes.

A mudança nos critérios visa fixar as normas para todo setor hoteleiro e garantir uma maior transparência na relação entre estabelecimentos e clientes. O valor cobrado pela diária continuará sendo calculado com base em um período de 24 horas, sendo que dentro deste período os hotéis deverão realizar os serviços de higienização, organização e manutenção dos apartamentos em até no máximo três horas.

A advogada Jessica Vitorino, especialista em Direito do Consumidor, explica que a Portaria do Ministério do Turismo assegura ao hóspede um tempo mínimo de permanência de 21 horas de hospedagem, somando os períodos de entrada e saída. “Na prática, se o check-in for autorizado a partir das 15 horas, por exemplo, o check-out não poderá ocorrer antes do meio-dia do dia seguinte. A ideia é garantir um tempo efetivo de permanência na acomodação e ao mesmo tempo reconhecer a necessidade operacional dos hotéis e pousadas”, pontua.

Jessica Vitorino ressalta que as novas regras também serão aplicadas durante a estadia do hóspede que poderá optar por dispensar a limpeza diária do quarto, desde que isso não comprometa as condições sanitárias do estabelecimento. “Essa medida visa atender a uma demanda crescente por privacidade e de práticas sustentáveis mais sustentáveis, como a redução do consumo de água e produtos de limpeza”, acrescenta. 

Segundo a advogada, a Portaria tem efeito em todo o território nacional, já que uniformiza o entendimento e a aplicação de um determinado tema e evita disputas judiciais recorrentes que se fundamentam em critérios diferentes em cada demanda na Justiça. “Somente as plataformas de aluguel por temporada, como o Airbnb, não estão incluídas na regulamentação do Ministério do Turismo, pois prestam serviços que não se enquadram legalmente como meios de hospedagem”, pontua. 

Jessica Vitorino também salienta que os estabelecimentos devem adequar suas rotinas internas às novas regras e manter uma comunicação clara em relação aos seus horários de check-in, check-out e as políticas relacionadas à limpeza com os hóspedes. “A Portaria irá contribuir para a redução de conflitos entre hóspedes e a rede hoteleira. As novas regras devem aumentar a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos hóspedes sem comprometer a eficiência operacional da rede hoteleira”, assinala.


APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2025

Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA

Grupo Alerta Milhas até 12x sem juros click aqui

Grupo Black Card Luxo até 12x sem juros click aqui

Após o pagamento enviar comprovante para 16 98101-9581 falar com Eder


Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 9 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui

Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.

Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog

IMPORTANTE:

Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.


Os produtos demonstrados em campanhas e benefícios podem ser alterados sem aviso prévio pelos bancos em nosso País demonstrados em nosso canal. Por isso antes de fazer qualquer operação como ( abertura de contas em bancos, cartões de crédito, empréstimos etc.. ) procure o site oficial da instituição ou entre em contato com a central de atendimento para saber se ainda consta o que foi dito neste vídeo.

Sempre olhe a data de emissão do vídeo pois ele pode já estar desatualizado com as informações dos bancos e serviços financeiros. Os Investimentos mostrados neste canal não é para ser copiado pois cada cliente tem um perfil investidor diferente um do outro.

Bloqueio CONTRA PLÁGIO - Não é permitido a cópia do conteúdo no ALTA RENDA BLOG