Além do lucro recorde, o Nubank registrou receita trimestral de US$ 1,9 bilhão (R$ 9,3 bilhões) – crescimento de 60% em um ano. Entenda como esses resultados fazem diferença para o negócio e, acima de tudo, para os nossos clientes.
O Nubank nasceu para ajudar as pessoas a assumirem o controle de suas vidas financeiras, através de produtos fáceis de usar, inovadores e sem burocracia, além de um atendimento de excelência ao cliente. Os nossos resultados do 2º trimestre de 2023 provam que é possível fazer isso e ser, ao mesmo tempo, uma empresa sólida e lucrativa: o Nubank teve um lucro líquido de US$ 225 milhões (R$ 1,1 bilhão) – um aumento de 53% em relação ao trimestre anterior, sem considerar variações de câmbio.
No dia 15 de agosto de 2023, divulgamos ao mercado os resultados financeiros, operacionais e de negócio da Nu Holdings (controladora de todo o grupo Nu, que inclui nossas operações no Brasil, México e Colômbia) referentes ao segundo trimestre de 2023.
Além do lucro, alcançamos uma receita trimestral recorde de US$ 1,9 bilhão (R$ 9,3 bilhões) e continuamos a registrar evolução nas principais métricas do negócio.
Mais do que evidenciar a saúde financeira do Nubank, os números mostram que focar sempre nos consumidores traz, sim, bons resultados. Tanto é que, em 10 anos de existência, o Nubank se tornou a quarta maior instituição financeira do Brasil em número de clientes. Atualmente, 85 milhões de pessoas usam os nossos produtos e serviços, sendo cerca de 80 milhões apenas no Brasil – um a cada dois adultos no país é cliente Nu.
Recentemente também conquistamos o Selo RA1000, criado para destacar as empresas que possuem excelentes índices de atendimento no site Reclame Aqui. Entre as cinco maiores instituições financeiras do país, somos a única a ter essa certificação.
Além disso, fomos a instituição financeira mais recomendada por todos os clientes no Brasil, segundo dados de 2022 da consultoria Bain&Company. Mais uma prova de que oferecer um atendimento humano e eficiente anda junto com bons resultados de negócio.
Você pode ver o relatório completo deste e dos trimestres anteriores no site de Relacionamento com Investidores. Abaixo, você confere mais explicações sobre alguns dos principais resultados.
Lucro, receita, crescimento: qual a importância desses resultados para os nossos clientes?
O objetivo do Nu sempre foi, e continuará sendo, ajudar nossos clientes a retomarem o controle sobre seu dinheiro. Trabalhamos para de fato resolver os problemas das pessoas e para criar experiências memoráveis.
E como ser transparente é um dos pilares do Nubank, também é importante deixar claro o que os nossos resultados financeiros significam.
No mundo dos negócios, receita e lucro são conceitos diferentes. Em linhas gerais:
- Receita é todo dinheiro que entra na empresa a partir de sua atividade principal – seja comércio, indústria ou serviço, como é o caso do Nu.
- Lucro é todo o dinheiro que sobra depois de descontar da receita os custos e despesas para manter o negócio.
Existe ainda um terceiro termo: caixa, ou seja, quanto dinheiro a empresa tem disponível para usar. O Nubank é uma das empresas mais bem capitalizadas da América Latina, tendo encerrado o 2º trimestre de 2023 com US$ 2,4 bilhões em excedente de fluxo de caixa.
A nossa relação de empréstimos por depósitos é de 35%. Em outras palavras, para cada dólar emprestado, temos 3 vezes esse valor em depósitos.
Na prática, isso significa que não só tivemos recorde de lucro e receita, mas também temos reservas de caixa expressivas, nos tornando ainda mais sólidos. Isso permite desenvolver projetos para tornar o Nu cada vez mais completo para os nossos clientes, com serviços e produtos ainda melhores, mais justos e eficientes. Só em 2023, já foram mais de 25 produtos e ferramentas lançados.
O Nubank não dava prejuízo?
Sempre reforçamos que não dar lucro fazia parte da estratégia de negócio do Nubank até certo momento. Estávamos reinvestindo os ganhos e crescendo para chegar a mais pessoas, fazendo um uso responsável do capital investido na empresa. Agora, depois de 10 anos, estamos em outra fase, com receitas maiores, e um nível de eficiência cada vez melhor. Isso tem permitido ao Nubank registrar lucro na holding há quatro trimestres (excluindo os efeitos do cancelamento do CSA do 4º trimestre de 2022).
Nosso nível de eficiência, um dos melhores do mercado, nos permite continuar investindo em inovação e melhorias para nossos clientes com um impacto menor no caixa.
Com esses resultados positivos, conseguimos ampliar ainda mais a nossa atuação e o impacto na vida das pessoas.
Em resumo, estamos cada vez mais fortes e firmes no nosso compromisso de construir uma instituição que ofereça cada vez mais produtos e serviços para os nossos clientes.
Entenda os principais resultados do Nubank
Veja o que significam alguns dos nossos principais números no 2º trimestre de 2023.
- Receita cresceu 60% em um ano: o Nubank alcançou uma receita trimestral de US$ 1,9 bilhão (R$ 9,3 bilhões).
- Lucro recorde mais uma vez: o lucro trimestral foi de US$ 225 milhões (R$ 1,1 bilhão) – um aumento de 53% em relação ao trimestre anterior, também em bases neutras, e o maior valor já registrado pelo Nubank. Foi o quarto trimestre consecutivo de lucro (excluindo os efeitos do cancelamento do CSA do 4º trimestre de 2022).
- Receita mensal por cliente: o nosso ARPAC (sigla em inglês para Receita Média Mensal por Cliente Ativo) ultrapassou pela primeira vez a casa de US$ 9. Essa métrica de negócio mostra quanto de receita, em média, cada cliente gera mensalmente para a empresa. Enquanto isso, nosso modelo digital permite manter estável o custo para servir cada cliente em: US$ 0,80.
- Crescimento internacional: no México, a base de clientes do Nubank cresceu 33% em relação ao ano anterior, chegando a 3,6 milhões, e, na Colômbia, para cerca de 700 mil clientes, o que representa um aumento de 133% em relação ao ano anterior.
- Presença na vida das pessoas: a nossa taxa de atividade (número de clientes ativos mensais divididos pelo total de clientes em uma data específica) subiu para 82,2%. Além disso, somos a conta primária da maioria dos nossos clientes ativos (58%) que estão com a gente há mais de um ano.
Os recentes resultados do Nubank são mais um reforço de que seguimos no caminho certo: o de oferecer produtos e serviços que importam de verdade para as pessoas.
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