A concessionária do Aeroporto Internacional de Fortaleza, Fraport, afirmou em entrevista à coluna que a perspectiva é a capital cearense ter novos voos internacionais em 2024 para a Europa e América.
“Deveremos ter novidade para a Europa e para a América”, disse-nos Pedro Navega, gerente de aviação da Fraport, ainda que sem precisar se seria América do Sul, Central ou América do Norte.
A Fraport explicou que, da mesma forma que construiu um programa de incentivo para voos domésticos, haverá também um programa para atração de novos voos internacionais.
A informação da Fraport é semelhante ao dado pela Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE) que afirma estar “em negociações tanto com companhias nacionais como internacionais para conquista e retomada de voos. A expectativa é divulgar novidades no início de 2024”.
Qual companhia poderia ser?
Infelizmente, o movimento para a Europa não será a KLM, companhia holandesa, dado que a informação da Fraport é de que esta não atingiu resultados financeiros suficientes em Fortaleza no período pré-pandemia. A informação é de se estranhar, uma vez que a KLM tinha índices de ocupações ainda melhores que a Air France em 2019 e em 2020, beirando sempre os 90% de ocupação. Sendo verdade, porém, que a boa ocupação não trazia um bônus financeiro, é bastante decepcionante.
Por outro lado, a imprensa especializada nacional noticiou que uma série de limitações de tráfego que pairavam sobre o aeroporto de Amsterdã, principal hub da KLM, foram retirados. Assim, mais voos poderão ser realizados, de forma que, com a limitação, era praticamente a “pá de cal sobre a KLM em Fortaleza”. Sem a limitação, há esperança de retorno.
Ademais, para a Fraport, a alemã Condor, que voou para Fortaleza até 2019, ainda não retornou para diversas praças da América. “Fortaleza concorre com Salvador, com Recife e, por exemplo, com o Panamá, que é um destino fortíssimo” segundo Pedro Navega, Gerente de Aviação da Fraport.
Ao mesmo tempo, Pedro acredita que “já passou da hora de haver voos para Buenos Aires diários em Fortaleza”. Esse é um tema interessante, sobretudo porque, conforme já analisamos, Fortaleza está na lanterna do ranking de atração direta de argentinos no nordeste.
Que companhia assumiria um incremento de assentos para Buenos Aires? Flybond? Jetsmart? Seriam boas opções com low costs, companhias de baixo custo.
Não duvidamos do potencial de Fortaleza na atração do cone sul-americano, porém, é necessário ser trabalhada em maior escala a divulgação do destino cearense.
Lufthansa
Comentamos com técnicos da Fraport sobre uma certa expectativa frustrada que tínhamos por nunca termos ouvido/lido sobre interesse da Lufthansa, maior empresa aérea da Alemanha, por aqui. Pelo contrário, vimos a saída da alemã Condor por problemas financeiros do grupo controlador Thomas Cook.
Na minha opinião, por termos uma das companhias mais tradicionais do mundo em Fortaleza, operando com a aeronave comercial mais moderna do mundo, o A350, e sempre lotado da Air France, somado a sempre termos recebido grande quantidade de alemães, isso tudo nos faria mais do que credenciados a receber mais uma companhia tradicional do mundo.
Quando pensamos então que a Fraport gere o maior hub da Lufthansa do mundo, é improvável não pensar em ter a grande companhia alemã em Fortaleza.
Sobre a Air France e Lufthansa serem igualmente companhias “premium”, chamadas de “high yield”, ou seja, que cobram tickets caros de seus clientes, Pedro Navega diz acreditar que “Air France e Lufthansa são igualmente companhias de high yield. Porém, esse é um mercado inexplorado aqui”, explica.
O mercado da Air France não é inexplorado. Em novembro passado, com uma aeronave de 324 assentos, Fortaleza teve média de ocupação de 96% ida e volta, números da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Da mesma forma, temos informações de que os voos da TAP têm sempre as classes mais caras todas cheias, de forma que Fortaleza possui, já de longa data, clientes premium para a Lufthansa. Da mesma forma, o Nordeste possui. Mês passado, a TAP teve ocupação média de 88%, ainda que predominantemente com o Airbus 330-900, média de 292 assentos por dia por trecho.
A TAP, portuguesa, pela 1ª vez está jogando 10 frequências semanais em Fortaleza e já está colhendo: está mandando para Lisboa e vice versa, por dia, mais de 310 passageiros por dia, quando há as duas frequências. Tudo isso com tarifas de voos do sudeste.
Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 7,5 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui
Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.
Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog
IMPORTANTE:
Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.