Único patrocinador brasileiro do evento, banco reforça estratégia de ampliar o acesso do público brasileiro às principais tendências de inovação do mundo; palestras poderão ser vistas no YouTube do festival
5 de março de 2024 – O Itaú Unibanco vai oferecer a tradução de forma gratuita de mais de 100 palestras do South by Southwest (SXSW), que realiza sua 38ª edição entre os dias 8 e 16 de março em Austin, Texas (EUA). A iniciativa é parte da plataforma de eventos de inovação do banco, que tem o objetivo de democratizar o acesso do público brasileiro às principais discussões e tendências globais sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo. É o segundo ano consecutivo que o banco patrocina o festival; em 2024, a iniciativa ganha ainda mais relevância por conta do novo posicionamento da marca lançado em dezembro, o “feito de futuro”.
As palestras – que serão legendadas em português e espanhol – ficarão disponíveis no Youtube do SXSW a partir de 72 horas após o evento ao vivo em Austin. Ponto de encontro para profissionais de diversos setores de todo o mundo abordarem os possíveis futuros da cultura, tecnologia e dos negócios, o evento também se tornou um dos favoritos de startups e empreendedores brasileiros.
“Assim como o Itaú, o SXSW é feito de futuro. Queremos, por meio do acesso às melhores palestras e discussões de nível global, facilitar a disseminação de conhecimento para inovação, tecnologia e geração de negócios. Hoje, o Brasil é o segundo país mais presente no evento, mas o potencial do conteúdo traduzido online é ilimitado”, conta Rodrigo Montesano, superintendente de marketing do Itaú Unibanco.
Além da distância geográfica, a barreira financeira e o idioma são os principais desafios para participação massiva do público brasileiro. Como forma de ajudar a resolver essas questões, a partir deste ano o conteúdo ficará online após o evento de forma gratuita. “Disponibilizar o conteúdo legendado para português e espanhol é uma forma de quebrar as principais barreiras que dificultam o acesso ao evento por um público mais amplo. Foi a partir da análise dessas dores que o banco definiu a sua estratégia para esse ano”, conclui Montesano.
Para estimular e acelerar o consumo do conteúdo, o Itaú Unibanco vai ainda desenvolver uma agenda de eventos proprietários no Brasil que acontecerão em locais diversos – entre eles escritórios do banco, investment centers, hubs de inovação e comunidades. Para aprofundar as discussões mais relevantes do festival, até agora estão confirmadas nove apresentações nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG).
Os clientes do banco que pretendem estar presentes em Austin ainda podem adquirir seus ingressos com desconto diretamente na plataforma do evento. O Itaú Unibanco também vai apoiar a Casa São Paulo, iniciativa da InvestSP, agência de desenvolvimento do Estado de São Paulo, que tem como objetivo desenvolver o Estado por meio da atração de investimentos, promoção de exportações, incentivo à inovação e melhorias no ambiente de negócios. A programação da Casa vai contar com a participação de executivos do Itaú e será disponibilizada nos próximos dias.
Brasileiros movimentam economia em Austin durante SXSW
De acordo com um levantamento do Itaú Unibanco, durante o período do festival em 2023 (10 a 19 de março), a movimentação econômica dos brasileiros em Austin foi significativa, com um aumento notável nas compras presenciais em comparação com o período após o evento.
Os dados revelam um crescimento exponencial em termos de quantidade e valores gerados, com uma alta impressionante de 1764% em compras na cidade durante o festival, na comparação com os dias posteriores (considerando a mesma quantidade de dias). Da mesma forma, o valor das transações aumentou em 449% durante o evento, com um ticket médio de R$ 5.210, contrastando com R$1.533 nas datas subsequentes.
Os principais segmentos que impulsionaram os gastos dos brasileiros na cidade entre 10 a 19 de março de 2023 foram gastos com hotéis, responsável por 49%, restaurantes com 10% e bares, com 6%. Nesse período, a geração Y foi a mais presente em termos de quantidade de compras, representando 44% das transações, seguida de perto pela geração Z, com 49%. A maioria das aquisições foi feita por pessoas com rendas acima de 10 salários, representando 89% do share de valor durante o evento. O ticket médio para essa faixa de renda foi de R$5.063.
Comunicação Corporativa – Itaú Unibanco
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