Pesquisa Serasa aponta que uma a cada 3 mulheres lideram finanças familiares

Por mais que ainda haja a promoção de uma imagem dos homens como chefes de família, fato é que as mulheres brasileiras são, inegavelmente, pilares fundamentais nas finanças de suas Casas. Isso se comprova, primeiramente, com 9 em cada 10 participando ativamente das decisões econômicas familiares, mas é reforçado pelo fato de uma a cada três mulheres serem as únicas responsáveis pela economia do lar.

É o que evidencia a nova pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box, que entrevistou 1.383 mulheres online entre 14 e 24 de fevereiro de 2025, revelando um retrato detalhado de sua relação com o dinheiro. Outro dado interessante apresentado pelo levantamento refere-se, apesar da ampla participação feminina nas finanças, ao fato das suas jornadas serem marcada por obstáculos cruciais seja no acesso pleno ao mercado de trabalho ou na conciliação de múltiplos papéis.

Dados apontam um comando financeiro feminino em participação e renda

Os números falam por si: 93% das mulheres participam ativamente das finanças de suas famílias. Desse total, uma proporção significativa (33%) é a única responsável pelas contas e decisões financeiras da casa, enquanto 60% dividem essa tarefa com outros membros.

A pesquisa aponta uma correlação direta entre renda e responsabilidade: quanto menor a renda familiar, maior a probabilidade de a mulher ser a única gestora. Em lares de baixa renda, 43% das mulheres assumem essa responsabilidade sozinhas, percentual que cai para 26% na renda média e 18% na alta renda.

Organização e busca por aprendizado facilitam a gestão de recursos

No cotidiano, o controle de gastos ainda é predominantemente manual, com preferências para planilhas, cadernos e similares para 55% das mulheres entrevistadas. Contudo, a organização financeira é uma prioridade: 80% organizam o pagamento de contas com antecedência.

Elas também desempenham um papel decisivo no planejamento familiar: 64% são as maiores responsáveis pela organização dos gastos familiares, enquanto 62% participam das decisões sobre investimento ou poupança e 54% realizam o planejamento financeiro da família segundo a pesquisa Serasa.

Em suma, mais da metade do público feminino participa intensamente de importantes pilares de gestão econômica familiar. No entanto, essa dedicação à organização financeira ocorre em meio a múltiplos desafios diários, especialmente aqueles ligados à conciliação entre diferentes responsabilidades e a busca por sustento.

Apesar de apenas 3 em cada 10 entrevistadas se considerarem bem entendidas de finanças, a busca por aprendizado é evidente: 79% afirmam buscar mais conhecimento ativamente por meio de redes sociais, bem como sites/apps de bancos. Há também um sentimento positivo sobre o futuro: 81% acreditam que as mulheres estão ganhando mais espaço no mercado financeiro, e ver outras mulheres falando sobre finanças gera confiança e representatividade para 74% delas.

Jornadas duplas tornam-se obstáculos pessoais e profissionais

Entre casa, trabalho e a renda extra A conhecida “dupla jornada” é uma realidade para a vasta maioria: 90% das entrevistadas relatam o desafio de equilibrar responsabilidades domésticas e profissionais.

Diante da necessidade de complementar a renda, sete em cada dez mulheres já recorreram a trabalhos informais, atuando principalmente como revendedoras e em serviços de limpeza.

Para as 8% das entrevistadas que se identificam como empreendedoras ou autônomas, a busca por realizar o sonho do próprio negócio e ter maior flexibilidade são grandes motivadores. Contudo, enfrentam obstáculos significativos, como a dificuldade em obter crédito e juntar capital inicial.

Principal desafio encarado está na obtenção de créditos e financiamentos

Quando questionadas sobre os maiores desafios financeiros, as mulheres destacam, em primeiro lugar, a dificuldade em obter crédito ou financiamento (47%). Em seguida, aparecem o endividamento (31%), a falta de controle sobre as finanças (18%), a carência de educação financeira (17%) e a desigualdade salarial (15%).

A necessidade de crédito é alta, o que corrobora para o fato de 81% das mulheres buscaram alguma modalidade no último ano, motivadas principalmente por despesas inesperadas, necessidade de quitar dívidas de cartão ou simplesmente para limpar o nome.

A percepção, compartilhada por 87% das entrevistadas, de que o papel econômico da mulher ainda é subestimado, reforça a urgência em promover ações que reconheçam e apoiem essa força. Facilitar o acesso a crédito, promover educação financeira acessível e combater a desigualdade salarial tornam-se não somente medidas de justiça social, mas investimentos estratégicos para impulsionar a economia e o desenvolvimento do país.


APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2025

Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA


Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 7.5 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui

Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.

Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog

IMPORTANTE:

Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.


🚀Os produtos demonstrados em campanhas e benefícios podem ser alterados sem aviso prévio pelos bancos em nosso País demonstrados em nosso canal. Por isso antes de fazer qualquer operação como ( abertura de contas em bancos, cartões de crédito, empréstimos etc.. ) procure o site oficial da instituição ou entre em contato com a central de atendimento para saber se ainda consta o que foi dito neste vídeo.

🚀Sempre olhe a data de emissão do vídeo pois ele pode já estar desatualizado com as informações dos bancos e serviços financeiros. Os Investimentos mostrados neste canal não é para ser copiado pois cada cliente tem um perfil investidor diferente um do outro.Sisprime Mastercard Black 2025: Os Benefícios e Exclusividades que Você Precisa Conhecer Este Ano!

Bloqueio CONTRA PLÁGIO - Não é permitido a cópia do conteúdo no ALTA RENDA BLOG