ANAC Cassa Certificado da Voepass e Encerra Definitivamente Suas Operações

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) cassou o Certificado de Operador Aéreo (COA) da Passaredo Transportes Aéreos, principal empresa do grupo Voepass, encerrando de forma definitiva suas operações. A decisão, tomada pela diretoria colegiada da ANAC, não cabe mais recursos administrativos.


O Que Aconteceu?

As atividades da Voepass já estavam suspensas cautelarmente desde 11 de março de 2025, após a identificação de “falhas graves e persistentes no Sistema de Análise e Supervisão Continuada (SASC) da companhia”. A decisão de cassação definitiva veio após a análise de um recurso apresentado pela empresa, que buscava reverter a medida.

  • Irregularidades: Entre as irregularidades apontadas pela ANAC, destacam-se a não realização de 20 inspeções obrigatórias em sete aeronaves da frota. Isso resultou em aproximadamente 2.687 voos operados em condições irregulares, comprometendo seriamente a segurança operacional da companhia.
  • Acidente em Vinhedo (2024): A cassação também ocorre após a investigação do acidente aéreo ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP), que, segundo relatos, deixou 62 mortos. Esse evento motivou a “Operação Assistida” da ANAC, que revelou a extensão dos problemas técnicos e administrativos da Voepass.
  • Multa: Além da cassação, a ANAC aplicou uma multa total de R$ 570,4 mil.

Impacto e Consequências

  • Fim das Operações: Com a cassação do COA, a Voepass está legalmente impedida de operar voos comerciais regulares. A ANAC ressaltou que, embora problemas operacionais sejam comuns em todas as companhias, a estrutura da Voepass deixou de oferecer garantias de que falhas seriam tratadas antes de comprometer a segurança.
  • Passageiros Afetados: Estima-se que cerca de 106 mil clientes tiveram seus voos impactados pela suspensão das operações desde março. A LATAM, que mantinha um acordo de codeshare com a Voepass, informou ter reacomodado ou reembolsado aproximadamente 85% desses passageiros.
  • Recuperação Judicial: Em abril de 2025, a Voepass já havia entrado com pedido de recuperação judicial. A decisão da ANAC, vista como uma “pena capital” por advogados da empresa, agrava a situação operacional e financeira, dificultando qualquer possibilidade de reestruturação para o retorno ao mercado. Caso a empresa deseje retornar, terá que refazer todo o processo de certificação do zero.
  • Mercado Aéreo: O setor aéreo agora aguarda as movimentações de outras companhias para suprir a demanda deixada pela Voepass em seus 16 destinos atendidos. A ANAC continua monitorando o cumprimento das sanções e a regularização dos direitos dos passageiros afetados.

A medida reforça o compromisso da ANAC com a segurança na aviação civil brasileira, priorizando a proteção dos passageiros.

Nota IA e Istoé click aqui


APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2025

Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA


Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 7.5 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui

Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.

Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog

IMPORTANTE:

Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.


Os produtos demonstrados em campanhas e benefícios podem ser alterados sem aviso prévio pelos bancos em nosso País demonstrados em nosso canal. Por isso antes de fazer qualquer operação como ( abertura de contas em bancos, cartões de crédito, empréstimos etc.. ) procure o site oficial da instituição ou entre em contato com a central de atendimento para saber se ainda consta o que foi dito neste vídeo.

Sempre olhe a data de emissão do vídeo pois ele pode já estar desatualizado com as informações dos bancos e serviços financeiros. Os Investimentos mostrados neste canal não é para ser copiado pois cada cliente tem um perfil investidor diferente um do outro.

Bloqueio CONTRA PLÁGIO - Não é permitido a cópia do conteúdo no ALTA RENDA BLOG