
É o segundo mês consecutivo de baixa, embora o consolidado de 2025 está 0,6% acima do ano anterior.
O varejo físico nacional registrou retração de 3% no número de visitantes em novembro, comparado ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Índice de Intenção de Compra no Varejo (IICV), estudo divulgado mensalmente pela Seed Digital. É o segundo mês consecutivo de baixa, uma vez que em outubro o índice apontou queda de 2,5%. No consolidado de janeiro a novembro, no entanto, o resultado é de uma alta de 0,6%.
O desempenho da Black Friday de 2025 trouxe indicações relevantes para o varejo físico. No dia, o IICV Seed apresentou queda de 3,7%, o que sinaliza o movimento que se tornou realidade no varejo brasileiro conhecido como Black November.
“A consolidação do formato Black November segue trazendo mudanças operacionais ao varejo, com maior planejamento de estoque e menor concentração no pico promocional. Porém, o movimento também amplia a competitividade entre canais e exige atenção quanto ao posicionamento das lojas físicas nesses períodos promocionais. Esse cenário reforça a importância do varejo físico em fortalecer seus diferenciais competitivos, como experiência, atendimento, ambientação e conexão emocional, atributos que ganham ainda mais relevância com a chegada do Natal, reconhecidamente o maior momento de fluxo nas lojas”, afirma Sidnei Raulino, fundador e CEO da Seed Digital.
Norte e Nordeste em alta
A análise regional do IICV Seed mostra que o desempenho nacional de novembro não foi uniforme. Norte (0,6%) e Nordeste (1,3%) apresentaram variações positivas. Especialmente na região Norte, o efeito da COP30 fortaleceu aumento do fluxo turístico e a demanda por serviços urbanos, e contribuiu para maior circulação em comércio e serviços locais.
As demais regiões, apresentaram queda, diante dos resultados de 2024. Sudeste (5,9%) e Sul (1,1%), enquanto Centro-Oeste (0,1%) permaneceu praticamente estável.
Shoppings e Lojas de rua tiveram resultados opostos
No recorte por formato, o IICV Seed aponta desempenhos distintos entre os canais físicos. Lojas de Rua recuaram 3,3% em novembro, enquanto os Shoppings registraram leve alta de 0,8% no período. A melhora dos Shoppings esteve concentrada no feriado prolongado de 20 de novembro, o primeiro após meses sem datas que estimulassem deslocamentos e lazer estruturado.
Os centros comerciais planejados ampliam sua atratividade nesses períodos, combinando entretenimento, conveniência, segurança e experiência, que são atributos que ajudam a manter o fluxo mesmo em momentos de retração do consumo.
Segmentos de Maquiagem & Cosméticos e Construção puxam as altas
O desempenho setorial do IICV Seed em novembro reforça que a extensão promocional do Black November tem efeitos distintos conforme o perfil de consumo. Cosméticos e Maquiagem (6,8%) seguiram tendência positiva ao longo do mês, beneficiados por compras de menor valor e maior recorrência. A categoria Casa e Construção (2,2%) também manteve tração estrutural, apoiada no uso do 13º salário e a necessidade de deixar as casas prontas e arrumadas para as festas de final de ano.
Na outra ponta, Artigos Esportivos (5,7%) e Telefonia (4,0%) registraram retração no consolidado mensal. No entanto, em Telefonia, o comportamento se desloca do padrão geral: o setor apresentou forte desempenho na Black Friday (9,3%), porém não manteve esse impulso no restante do mês.
“Esse padrão indica que Telefonia aderiu mais ao efeito Black Friday do que ao efeito Black November, mostrando que categorias de maior valor agregado e alta elasticidade-preço concentram sua demanda em janelas curtas e agressivas de desconto, ao contrário das categorias mais recorrentes, que se beneficiam do ciclo promocional ampliado”, analisa Raulino.
APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2025

Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA
Grupo Alerta Milhas até 12x sem juros click aqui
Grupo Black Card Luxo até 12x sem juros click aqui
Após o pagamento enviar comprovante para 16 98101-9581 falar com Eder

Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 9 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui
Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.

Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog

IMPORTANTE:
Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.
Os produtos demonstrados em campanhas e benefícios podem ser alterados sem aviso prévio pelos bancos em nosso País demonstrados em nosso canal. Por isso antes de fazer qualquer operação como ( abertura de contas em bancos, cartões de crédito, empréstimos etc.. ) procure o site oficial da instituição ou entre em contato com a central de atendimento para saber se ainda consta o que foi dito neste vídeo.
Sempre olhe a data de emissão do vídeo pois ele pode já estar desatualizado com as informações dos bancos e serviços financeiros. Os Investimentos mostrados neste canal não é para ser copiado pois cada cliente tem um perfil investidor diferente um do outro.
