
São Paulo, sexta-feira 09 de janeiro de 2026 10:30 horas
Em oito aeroportos brasileiros, a ampliação de projetos para fornecimento de energia a aeronaves em solo reduz emissões, aumenta eficiência e reforça a agenda de descarbonização da companhia
Em 2025, a LATAM Brasil evitou a emissão de mais de 16 mil toneladas de CO₂ em oito aeroportos no país com diferentes iniciativas para alimentar os sistemas das aeronaves em solo. Dentre elas, está a ampliação do uso de energia elétrica fornecida diretamente pelos aeroportos, resultado da expansão do Projeto 400 Hz. Desenvolvido em parceria com concessionárias aeroportuárias, o 400Hz substitui os equipamentos externos movidos a combustível que mantêm os sistemas elétricos das aeronaves em funcionamento enquanto em solo.
Com a solução, as aeronaves passam a ser conectadas diretamente à infraestrutura elétrica do aeroporto, eliminando emissões de carbono em solo, reduzindo ruídos e aumentando a eficiência operacional. Desde o início das implementações, a LATAM já utiliza o projeto em Viracopos/Campinas, Brasília, Florianópolis, Vitória, Porto Alegre, Natal, Belo Horizonte/Confins e Fortaleza.
Também se soma ao 400 Hz o uso de equipamentos externos movidos a diesel para alimentar as aeronaves em solo nos aeroportos citados. Esses dispositivos podem reduzir em até 80% o consumo de combustível necessário para manter os sistemas da aeronave em funcionamento no pátio, o que contribui com a queda de emissões. Em 2025, a LATAM deixou de consumir 1,7 milhão de galões de combustível, equivalente a 6,4 milhões de litros, o que representa uma economia superior a US$ 2 milhões.
“A cooperação entre companhias aéreas e aeroportos é essencial para acelerar a descarbonização da aviação. O Projeto 400Hz mostra como soluções conjuntas geram resultados reais e imediatos para a redução das emissões. Queremos que tecnologias como essa se tornem padrão em toda a nossa operação, contribuindo de forma efetiva para a descarbonização do setor”, afirma Derick Barboza, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil.
Em novembro deste ano, 80% das aeronaves LATAM atendidas nos aeroportos parceiros utilizaram o projeto 400 Hz. A companhia segue atuando para ampliar a adesão e apoiar sua implementação em outras localidades do país.
COMPROMISSOS DE LONGO PRAZO
O grupo LATAM foi reconhecido como a companhia aérea mais sustentável das Américas e a quinta do mundo no Sustainability Yearbook 2024, da S&P Global, além de retornar ao Índice de Sustentabilidade Dow Jones após cinco anos. O reconhecimento reforça a consistência da estratégia e a integração da sustentabilidade às operações da companhia.
A agenda global de sustentabilidade do grupo se apoia em quatro frentes – Valor Compartilhado, Economia Circular, Gestão Ambiental e Gestão das Mudanças Climáticas – alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Entre os avanços recentes, destacam-se:
- Renovação e eficiência de frota com Airbus A320neo, A321neo, Boeing 787 e Embraer E195-E2, que reduzem até 20% o consumo de combustível por assento, de acordo com dados dos fabricantes;
- Investimentos contínuos em eficiência operacional, que resultaram na redução de mais de 98 mil toneladas de CO₂ em 2024, além da compensação de aproximadamente 400 mil toneladas de carbono provenientes de projetos de conservação ambiental;
- Digitalização integral dos manuais de voo, evitando a impressão de 12 milhões de folhas em 2025;
- Aplicação da tecnologia AeroSHARK em aeronaves Boeing 777, com até 1% de economia de combustível e cerca de 6 mil toneladas de CO₂ evitadas anualmente;
- Expansão do uso de veículos elétricos em aeroportos como Confins, Fernando de Noronha, Guarulhos, Palmas, Passo Fundo e Rio Branco;
- Programa 1+1 de compensação de emissões de voos fretados e de carga;
- Parcerias e estudos com Airbus e MIT demonstrando o alto potencial brasileiro para produção e uso de SAF.
APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2026

Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA
Grupo Alerta Milhas até 12x sem juros click aqui
Grupo Black Card Luxo até 12x sem juros click aqui
Após o pagamento enviar comprovante para 16 98101-9581 falar com Eder

Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 9 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui
Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.

Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog

IMPORTANTE:
Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.
Os produtos demonstrados em campanhas e benefícios podem ser alterados sem aviso prévio pelos bancos em nosso País demonstrados em nosso canal. Por isso antes de fazer qualquer operação como ( abertura de contas em bancos, cartões de crédito, empréstimos etc.. ) procure o site oficial da instituição ou entre em contato com a central de atendimento para saber se ainda consta o que foi dito neste vídeo.
Sempre olhe a data de emissão do artigo, matéria ou vídeo pois ele pode já estar desatualizado com as informações dos bancos e serviços financeiros. Os Investimentos mostrados neste canal não é para ser copiado pois cada cliente tem um perfil investidor diferente um do outro.

