Ainda que 2022 tenha sido um ano desafiador economicamente para os mercados globais, o Nubank iniciou este ano com uma posição forte de capital e cresceu ao longo deste período. O resultado é que o banco encerra o ano se consolidando como a sexta maior instituição financeira da América Latina, em número de clientes ativos, e como uma das plataformas financeiras que mais crescem no mundo.
Pela primeira vez, o Nubank também conseguiu registrar crescimento e lucro no nível de holding. Tudo isso sem deixar de ser uma plataforma de baixo custo para os clientes. ”Estou extremamente orgulhoso do nosso foco na execução, mantendo-nos fiéis ao nosso plano de negócios de longo prazo, superando as expectativas do mercado em um ambiente desafiador, entregando confiança e resultados para todos os nossos stakeholders: de clientes a acionistas. O ano de 2022 foi marcante para o Nubank”, declara David Vélez, fundador e CEO do Nubank.
Novidades em 2022
Ao longo deste ano, o banco ainda lançou 25 produtos novos e recursos. Um deles são as Caixinhas, que representam uma nova forma de investir e poupar dinheiro. Mais de 4,2 milhões de clientes aderiram a este novo serviço, dando uma melhor utilidade a fundos que antes estavam parados em suas contas.
Outro destaque foi a oferta de investimentos, que tem como prioridade a remoção de intermediários no processo. Ao todo, foram 6 milhões de clientes novos investindo e mais de US$ 19,6 bilhões em ativos sob custódia, o que tornou o Nubank como a maior plataforma digital de investimentos da América Latina.
Recordes de transações Pix
Em 2022, 23% das transações executadas por meio do Pix no Brasil foram realizadas no Nubank. Isto totaliza em mais de 1 bilhão de transações, o que quebra um recorde nessa nova operação para pagamentos instantâneos, que já está superando os pagamentos em dinheiro em espécie.
O Nubank ainda deu seus primeiros passos em Cripto e Marketplace, atraindo novos clientes de diferentes perfis financeiros. Outro destaque foi a carteira de Seguros, que continuou a aumentar em vários setores, como seguros de vida e para celulares, assim com a oferta feita para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), um segmento que registrou um crescimento de 114% em 2022.
Na área do crédito pessoal, o Nubank também está fazendo suas primeiras experiências na oferta de produtos securitizados, tendo como garantia os investimentos realizados no Resgate Planejado.
Expansão internacional
Os próximos passos da Nubank focam na expansão internacional. As operações no México e Colômbia seguem crescendo. O Nu México, por exemplo, tem lista de espera para seus produtos, como a conta digital e o cartão de débito. Os investimentos neste país já somam US$ 1,3 bilhão, após o anúncio recente de uma capitalização de US$ 330 milhões.
Por fim, os planos da Nubank para 2023 é aumentar ainda mais sua posição de capital e dobrar a sua eficiência nos mercados externos “Ainda estamos nos estágios iniciais de nossa jornada de longo prazo, mas este ano foi fundamental para destravar a próxima década de crescimento”, destacou Vélez.
Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog