Segundo a revista! é dado como certa a compra da Gol pela Azul

A diretoria da Azul já considera a compra da Gol um fato consumado. Fontes de altíssimo escalão informaram à coluna que as duas aéreas vão se tornar uma única companhia nas próximas semanas.

Em março a Azul tinha contratado dois bancos de assessoria financeira para analisarem uma possível oferta de compra das operações da concorrente.

A Gol entrou em recuperação judicial nos Estados Unidos em janeiro de 2024, e tem mais de R$ 20 bilhões em dívidas.

Fusão entre gigantes

Caso essa compra seja mesmo realizada, a Azul se tornará um gigante da aviação civil no Brasil, com quase 63% de participação no setor de transporte aéreo.

Hoje a Azul tem cerca de 31% do mercado nacional, enquanto a Gol tem 32%. A operação transformaria o setor aéreo brasileiro em um duopólio com a Latam, que detém 33% do mercado. E que também está em recuperação judicial.

Por isso, o mercado prevê uma intervenção do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que poderia obrigar a Azul a ceder alguns aviões ou direitos de decolagem e aterrissagem em aeroportos nacionais.

Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá conceder o sinal verde para a operação.

Todo mundo compra todo mundo

O mercado de aviação civil brasileiro sempre foi marcado por fusões e aquisições entre concorrentes.

A própria Gol comprou a Varig em 2007, e a Azul comprou a Trip em 2012. Já a Latam foi fruto da fusão entre a brasileira TAM e a chilena LAN, iniciada em 2010.

As operações da Gol e da Azul parecem ser complementares. A Gol é muito presente nos principais aeroportos brasileiros, enquanto a Azul tem a maior capilaridade em linhas regionais.

Latam desistiu dos aviões

Outro sinal de que a negociação estaria perto de se concretizar é a desistência da Latam da compra de aviões Boeing 737 da Gol.

A Latam estava interessada nas aeronaves por causa da escassez no mercado internacional, que registra listas de espera de até sete anos para as fabricantes entregarem as encomendas.

Entretanto, a Gol não teria recepcionado com entusiasmo a proposta da Latam. Se vendesse seus ativos mais valiosos, a Azul poderia pagar menos pela companhia, o que não seria interessante para a família Constantino, controladora da Gol.

Sobre o programa de fidelidade

Eu particulamente não acredito que os programas acabem, no entanto o Programa Smiles é o mais forte que o Azul fidelidade, no caso de uma fusão aos programas nossas expectativas é que o Smiles permaneça ou que o Azul incorpore os benefícios do programa Smiles. Vamos torcer para que os programas se mantém pois ao acabar um ou outro a demanda de competitividade diminuirá.


APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2024

Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA


Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 7.5 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui

Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.

Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog

IMPORTANTE:

Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bloqueio CONTRA PLÁGIO - Não é permitido a cópia do conteúdo no ALTA RENDA BLOG