Análise do Comportamento do Consumo traz tendências e fechamento dos gastos dos brasileiros no ano passado; além de transações com cartões, estudo passa a incorporar compras feitas com Pix na análise do varejo
14 de fevereiro de 2023 – O último trimestre de 2022 trouxe algumas tendências no consumo dos brasileiros,
e uma delas se destaca: a busca pela sustentabilidade. Gastos com equipamentos para produção de energia
solar, captação e reutilização de água da chuva e gás natural estiveram em alta entre os brasileiros – um
reflexo de uma busca por fontes de energia mais baratas e limpas. Além disso, o investimento em uma vida
mais fitness, as despesas com turismo – com os efeitos da realização da Copa do Mundo no Qatar – e o
crescimento das apostas e loterias impactaram o comportamento de consumo no período. E como forma de
pagamento, o Pix e modalidades digitais dos cartões seguem ganhando espaço, se consolidando na
preferência dos consumidores, especialmente os mais jovens.
Estes são alguns dos insights da Análise do Comportamento de Consumo, relatório que trimestralmente traz
um panorama dos gastos dos brasileiros – uma análise feita com base nas compras realizadas com cartões do
Itaú Unibanco, nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco, e que
a partir desta edição também inclui as compras feitas com Pix na visão geral do estudo (considerando
transações na modalidade feitas de CPF para CNPJ). Os dados compreendem as transações realizadas no 4o
trimestre de 2022, na comparação com igual período de 2021, além de uma retrospectiva de todo o ano.
Tendências e destaques do 4o trimestre
Alguns segmentos que se destacaram nos últimos três meses do ano apontam tendências para 2023. Entre
eles, a sustentabilidade – um tema já muito abordado passou a ter impacto no consumo – seja pela
disponibilidade de novas tecnologias mais acessíveis, quanto pelo impacto da consciência ambiental. No
período, os gastos com energia solar cresceram 173%, com um aumento de 95% na quantidade de transações.
O consumo de recursos para captação e reutilização de água da chuva subiu 290% (com +80% na quantidade
de operações); e no caso do gás natural, o salto foi de 255% no valor transacionado e 234% no número de
transações.
A aposta no projeto verão esteve em alta, com os cuidados com o corpo e a vida fitness influenciando os
gastos das pessoas. O pagamento com Pix foi destaque em alguns segmentos: as transações com a modalidade
em academias, lojas de suplementos e crossfit registraram alta de 104%, 40%, e 18%, respectivamente (com
aumento de 88%, 46% e 3% no faturamento). No caso dos suplementos, o ticket médio foi de R$ 248. Já
quando se observa o pagamento com cartões, o destaque neste segmento são os artigos esportivos, com
incremento de 151% na quantidade de operações e de 83% no valor transacionado – e ticket médio de R$ 348.
O turismo também teve relevância no período, o que é natural no fim do ano, com as férias escolares – visitas
a praias e parques aquáticos são algumas das preferências. Após trimestres seguidos de altas consideráveis na
retomada do segmento com o fim das restrições causadas pela pandemia, o setor parece caminhar para um
movimento mais estável e um novo padrão de consumo. No 4o tri de 2022, houve aumento de 37% na
quantidade transacionada no segmento, e de 22% nas receitas.
Os estados de Goiás, Maranhão e Minas Gerais tiveram os maiores aumentos no volume de transações ligadas
ao turismo, de 36%, 34% e 29%, respectivamente. Considerando todo o país, os ramos com os maiores
crescimentos no volume de operações foram hotéis (+82%), aluguel de automóveis (+70%), lojas de
aeroportos (+59%), agências de turismo (+57%) e companhias aéreas (+45%).
O turismo – e seu recorte internacional – se manteve em alta em todo o ano, o que se refletiu no fechamento
de 2022. O setor como um todo, considerando nacional e internacional, teve aumento de 95% no valor transacionado e de 55% na quantidade de transações (considerando o ano inteiro de 2022 na comparação com Considerando apenas os gastos relacionados ao setor fora do país, o aumento foi de 253% no total gasto
e de 268% nas operações.
Outro segmento que passa por uma readequação no consumo é o de cuidados com os pets. Os gastos com
creches e hotéis para animais de estimação – mais demandados com as pessoas fora de casa – tiveram
evolução de 61% no faturamento, e de 42% na quantidade transacionada. Os estados que puxam essa alta no
valor transacionado são Bahia (+169%), Rio Grande do Sul (+156%) e Minas Gerais (+133%). Em São Paulo, o
ramo caiu 16% no período.
E alguns setores que se destacaram nos três primeiros trimestres de 2022 finalizaram o ano confirmando a
tendência de alta no consumo. É o caso de teatros, que se sobressaiu no primeiro trimestre, e fechou o ano
com alta de 139% na quantidade de transações e 209% no valor transacionado (na comparação considerando
todo o ano de 2022 com 2021). O mesmo aconteceu em Cultura, Esporte e Lazer – que teve alta de 64% no
valor gasto em 2022, e de 41% no número de operações.
Vai pagar como?
O Pix segue em ascensão entre os meios de pagamento, com aumento consistente trimestre a trimestre no
total transacionado pelos clientes do Itaú. A modalidade teve um salto de 151% na quantidade de operações
realizadas no quarto trimestre de 2022, ante o mesmo período de 2021, e de 83% no valor transacionado –
considerando os Pix realizados por clientes pessoa física (CPF) para contas de pessoa jurídica (CNPJ). Os
estabelecimentos com os maiores crescimentos em quantidade de transações foram as loterias e apostas
(+2254%) e exposições e festas (+697%).
A evolução é considerável não apenas na comparação com o ano passado, mas também com o trimestre
anterior (3o tri de 2022): aumento de 30% no valor e de 23% nas operações.
Os pagamentos por aproximação também seguem em uma curva ascendente. O volume de compras realizadas com a tecnologia Aproxime e Pague (ou NFC, do inglês Near Field Communication), considerando cartões de crédito e carteiras digitais, teve alta de 125% – e de 119% no valor transacionado. Entre os estabelecimentos nos quais esse recurso é mais utilizado estão os supermercados (representando 16% do share total), seguidos por fastfoods (9%), restaurantes (8%), lojas de conveniências (8%) e postos de combustíveis (7%).
Examinando o uso do cartão virtual, que oferece uma camada adicional de segurança nas transações feitas
pela internet, também há um avanço no espaço: ele já representa 21% das compras com cartões Itaú
realizadas online – em 2021, esse número era de 13%. No 4o trimestre, ele subiu 126% na quantidade de
operações e 86% no valor transacionado (na comparação com mesmo período de 2021). As gerações Y (23 a
41 anos), e X (42 a 57 anos) são as que mais utilizam a funcionalidade, com share de 51% e 27%,
respectivamente. Os zennials (12 a 22 anos), correspondem a 14% das transações, e os babyboomers (acima
de 58 anos), a 9%.
No 4o trimestre de 2022, 51% das compras realizadas com cartões de crédito foram parceladas, e 49% à
vista. Nas aquisições em uma única vez, o valor transacionado teve ampliação de 19%, e de 13% na
quantidade de operações, com ticket médio de R$ 96,14. Já em parcelas, o aumento do valor transacionado foi
de 13%, enquanto o volume de operações foi de 4%, com ticket médio de R$ 559,90.
Performance geral do varejo: mudança de comportamento com o Pix
O valor transacionado no varejo no quarto trimestre de 2022 teve aumento de 19%, na comparação com o
mesmo período de 2021. Já a quantidade de transações no intervalo analisado foi 15% maior do que as
realizadas no mesmo ciclo de 2021. Os números consideram transações realizadas com cartões de crédito e
débito (com cartões Itaú e nas maquininhas da Rede) e Pix (de clientes Itaú para CNPJ).
Considerando todos os meses de 2022, na comparação com o ano anterior, houve evolução de 21% no
número de transações realizadas, e aumento de 26% no valor transacionado.
Entre as modalidades de pagamento mais utilizadas no 4o trimestre, considerando o valor transacionado, o Pix
tem salto de 83%, enquanto o crédito teve aumento de 16% e o débito, de 6%. Já quando se observa o share, o
crédito mantém a liderança, com 58%; o Pix representa 23% e o débito, 18%.
As compras no varejo físico representaram 66% do volume em faturamento no 4o trimestre de 2022, enquanto
o online ficou com 34%. Vale ressaltar que o crescimento do online tem sido consistente: no 1o trimestre de
2020, início do período pandêmico, a proporção era de 83% no físico e 17% no online. No ambiente físico, os
gastos no período aumentaram 10% em comparação ao 4o tri de 2021, e no online, 41%.
No intervalo estudado, alguns segmentos se destacam: as loterias e sites de apostas tiveram uma expansão de
699% na quantidade transacionada, e de 142% no valor transacionado. O Pix foi a forma de pagamento mais
utilizada, ganhando bastante espaço em relação às outras modalidades: o salto foi de 2254%, enquanto o
crédito e débito tiveram queda, de 87% e 47%, respectivamente.
Os bares e choperias também registraram movimento semelhante, com avanço no Pix como preferência de
pagamento. O setor no total teve alta de 17% no faturamento e de 14% na quantidade de operações.
Considerando apenas pagamentos com Pix, o aumento foi de 172% no número de transações. No segmento,
entretanto, os cartões ainda lideram: o débito tem um share de 57%, o crédito de 35% e o Pix, de 8%. Vale
destacar que no caso dos cartões de crédito o uso da modalidade de aproximação tem avanço relevante:
+123% na quantidade de operações, alcançando já 40% de todos os pagamentos em estabelecimentos do tipo.
Já um setor que teve queda foi o de postos de combustíveis, com -9% no valor transacionado, e -8% no
número de operações. Entretanto, mais uma vez se observa uma mudança de comportamento do consumidor
com o uso do Pix, que teve alta de 304% no volume de operações e ticket médio de R$ 213. As compras com
débito no segmento caíram 11%, e as com cartão de crédito tiveram queda de 9%. Em ambas, o ticket médio é
mais baixo, de R$ 77 e R$ 106 respectivamente.
Outras categorias que mais tiveram avanço no consumo são destacadas no quadro abaixo. Pela primeira vez
desde 2021 Turismo sai do primeiro lugar, sendo ultrapassado por Cultura, Esporte e Lazer:
Datas e eventos especiais
O quarto trimestre foi o período em que ocorreram de fato os jogos da Copa do Mundo no Qatar, o que
consolidou o aumento do consumo no destino. A quantidade de transações aumentou mais de 300%, e o valor
transacionado 34%. Os estabelecimentos com mais gastos dos brasileiros na localidade, em share, foram os
fastfoods (+26%), restaurantes (10%), e hotéis (7%). No intervalo analisado, o país foi o 25o com mais
transações de brasileiros no exterior, subindo 19 posições no ranking.
E o recorte das compras realizadas na semana do Natal (considerando o intervalo de 19 a 25 de dezembro de
2022, ante igual período de 2021) traz insights relevantes sobre o comportamento do consumidor. O volume
de operações subiu 23%, sendo que a opção de pagamento mais utilizada foi o Pix, que cresceu 142% – as
compras no cartão de crédito subiram 8%, e no débito, houve queda de 4%. Já o faturamento total teve
elevação de 15%. Na temporada, os setores com os quais os consumidores mais transacionaram com o Pix
foram as loterias e apostas (+2585%) e exposições e festas (+587%).
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